Processo de vendas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Processo de Vendas
Todo o empreendimento existe para produzir e vender algum produto ou para prestar algum serviço. Assim, o processo de venda é o momento em que todo o planejamento é colocado em ação.
Momentos Importantes nas vendas
1. Fase pré-venda ou conquistar clientes - antes de produzir e até de se planejar para isso, é preciso saber: O que meu cliente está procurando? Que problema elequer resolver, quais suas necessidades e desejos? Que soluções eu posso oferecer a ele? Qual a qualidade, preços e outras características são esperadas? O que posso oferecer a mais para conquistá-lo?
2. Fase da venda ou de atender clientes - este é o "momento da verdade", onde todo o seu trabalho anterior será coroado se o cliente efetuar a compra.
3. É uma fase delicada, pois é o momento dapresença do cliente.
Fase da pós-venda ou de manter clientes - é o relacionamento com o cliente após a realização da venda.
Fase da Pré-Venda
Você precisa ter um bom serviço ou produto, conhecer seu cliente, identificar seus concorrentes, oferecer preço competitivo, escolher seu ponto de venda e divulgar seu negócio.
Seu Produto é Bom de Venda?
Descubra se seu produto ou serviço é bom. Umproduto ou serviço bom é aquele que tem muita gente querendo comprar, que tem preço competitivo e qualidade, e de preferência que não sofra uma concorrência muito forte.
Existem Clientes para seu Produto ou Serviço?
Descubra quem são as pessoas que precisam de seu produto ou serviço. São jovens? São donas de casa? São funcionários de uma fábrica? São alunos de uma determinada escola? Conhecendopara quem você vai vender, busque informações em uma entidade de classe e junto a comerciantes ou pessoas que moram próximo ao local onde você pretende instalar o negócio, sobre esse consumidor a quem você pretende alcançar.
Como Identificar seu Cliente?
• Quem são seus concorrentes?
• Quantos são?
• Onde eles se localizam?
• Classifique-os por ordem de preço e qualidade.
• Identifique comquais destes concorrentes você poderá futuramente fazer parcerias ou até mesmo junta-se a ele, formando um só negócio.
Cuidados com o Produto ou Serviço
A QUALIDADE e o PREÇO do produto ou do serviço do seu empreendimento devem ser adequadas ao perfil e aos desejos do consumidor.
Estas características são relativas. O que um acha bom, o outro pode não pensar da mesma maneira... Daí aimportância de pesquisar e conhecer o seu cliente, para saber exatamente o que ele está precisando e poder atendê-lo da melhor forma e com o menor preço.
Outro fator importante diz respeito à QUANTIDADE que você vai produzir ou estocar, ou ainda, quantas pessoas você vai colocar para prestar os serviços pretendidos. Para isso, mais uma vez, a regra é analisar o mercado e conhecer bem seu cliente, para que"nem falte mercadoria, nem sobre nas prateleiras".
Por último, é necessário que você tenha atenção à MARCA ou NOME de sua empresa ou produto: ela representa a sua empresa e deve ser relacionada com o benefício que o cliente deseja, para que tenha um maior poder de comunicação e sugestão sobre o cliente. Um bom exemplo: "Oficina Rode Bem".
Lembre-se: O cliente é quem diz a qualidade e aquantidade do produto ou serviço que deseja adquirir. Ele quer sempre SOLUÇÕES.
Lembre-se:
O cliente é quem diz a qualidade e a quantidade do produto ou serviço que deseja adquirir. Ele quer sempre SOLUÇÕES.

A distribuição e o Ponto de Vendas
Caso você trabalhe em um ponto fixo, esteja atento às condições de acesso das pessoas ao seu local. Fica numa rua principal ou bastante movimentada? É um localmuito barulhento ou mais calmo? Seus clientes gostam de barulho ou de tranquilidade? Eles estão próximos ou distantes?
É preciso haver uma adequação do local para o tipo de negócio e atividade, e, também, ao público a atender. Mas é preciso também ver os custos.
É mesmo mais conveniente ter um ponto fixo? Quais são os seus custos na entrega do produto ou serviços ao cliente? Será possível...
tracking img