Processo de usinagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conhecendo o material a ser usinado

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

Fazendo a escolha da ferramenta

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

Cálculo davelocidade de corte.

[pic]

Cálculo da velocidade de avanço.

A escolha da ferramenta é uma das etapas mais importantes da fresagem. Ela esta relacionada principalmente com o tipo de material a serusinado.

Ao escolher uma fresa, deve-se levar em conta se ela é resistente ao material que será usinado. Os materiais são mais ou menos resistentes. Assim, uma fresa adequada a usinagem de ummaterial pode não servir para a usinagem de outro. Para começar você deve saber que os dentes da fresa formam ângulos. Estes por sua vez formam cunha de corte.

Apresentação da Fresa.[pic][pic][pic][pic]

Pois bem, são os ângulos β dos dentes da fresa que dão a esta maior ou menor resistência a quebra. Isto significa que quanto maior for à abertura do ângulo β, mais resistente será afresa. Inversamente, quanto menor for à abertura do ângulo β, menos resistente a fresa será. Com isto, é possível classificar a fresa

Tipos de fresa L, M e H. Veja as figuras a seguir.

[pic]Percebeu que a soma dos ângulos α, β e γ em cada um dos tipos de fresa é sempre igual a 90º? Então você deve ter percebido também que, em cada um deles, a abertura dos ângulos sofre variações, sendoporem o valor do ângulo de cunha sempre crescente.

Pois bem, a partir desta observação e de acordo com o material a ser usinado, você já pode escolher a fresa adequada ao seu trabalho.

A fresa dotipo L por ter uma abertura de ângulo de cunha menor (β=57º), é menos resistente. Por isso ela é recomendada para a usinagem de materiais não ferrosos de baixa dureza como o alumínio, bronze eplásticos.

A fresa do tipo M (β=73º) é mais resistente que a fresa tipo L e por isso é recomendada para usinar materiais de média dureza, como aço com até 700N/mm2 de resistência a tração.

Finalmente,...
tracking img