Processo de supervisao pedagogica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Indice
Resumo..............................................................................................................................................i
Introdução 4
1. Delimitação do conceito 5
3. Dimensões ou enfoques da supervisão Pedagógica 7
4. Estilos de supervisão Pedagógica 8
5. Tarefas da Supervisão Pedagógica 8
6. Qualidades de um supervisor 10
7. Porquê a supervisão do EPdeve ser consistente? 11
7.1.Motivos para a Supervisão podem ser por exemplo: 11
8. Uma prespectiva actual da Supervisão 11
9. Quadro resumo do processo de supervisão pedagógica 12
10. Perguntas de Reflexão 13
Conclusão 15
Bibliografia 16

Introdução
 O estágio actual das práticas pedagógicas surge como um momento fundamental, conjugando-se aí factores importantes a ter em conta na formação edesenvolvimento do futuro professor, nomeadamente o contacto com a realidade de ensino, tendo como factor central a acção educativa do aluno estagiário (EP – Estudante Praticante) e a mediação de todo este processo - supervisão.
Uma das grandes preocupações na formação de professores é a passagem do conhecimento académico ao conhecimento profissional. Este é um momento fundamental quecondicionará a sua futura prática profissional, na formação profissional dos professores, pois vivem uma experiência única de formação e acompanhamento. Ele arrasta consigo a criação de expectativas em relação ao seu desempenho como professor, situações difíceis e imprevistas, a constante exigência de respostas adequadas e imediatas, permite-nos perceber algumas das suas insuficiências, quando confrontadoscom a realidade.
Surgem deste modo, as variáveis susceptíveis de nos conduzir à formulação do seguinte problema: Contribui a orientação/apoio do supervisor para o sucesso do desempenho do aluno (Estudante Preticante da Universidade pedagógica – UNISAF) durante o estágio? A forma de como é executada a supervisão de prática pedagógica enquadra-se aos padrões universais de supervisão?
Numa tentativade resposta ao problema estabelecemos como objectivo geral estudar a relação entre orientação/apoio dado pelo supervisor e o sucesso do desempenho do aluno durante o estágio pedagógico. Este, tem como suporte os seguintes objectivos específicos: despertar a equipe dos docentes, coordenadores dos cursos e estudantes sobre o estágio em que a supervisão da PP, encontra-se na Unisaf; identificaraspectos relevantes da relação entre o supervisor e o aluno estagiário, reflectir acerca do nível de desempenho do aluno estagiário mediante a acção do supervisor e, finalmente, inferir sobre a qualidade do desempenho do aluno estagiário no estágio que em parte é condicionado pelo supervisor. Desta forma, procuramos contribuir para conhecer o processo de supervisão pedagógica. Para a realização destetrabalho, fez-se uma consulta Bibliogáfica, baseada em obra cientificas, algumas vezes em revistas e em poquíssimas vezes recoremos à Internet. No máximo evitamos a colocação das nossas opniões sem uma fundamentação científica.
1. Delimitação do conceito
Como a maioria dos conceitos que giram em torno da Educação, o termo supervisão neste contexto, não tem uma só definição nem tem sido estática.HARRIS, 2002, citado por PRATES, ARANHA e LOUREIRO, 2010: 27, alerta-nos dizendo que “É comum identificar a supervisão com a orientação da prática pedagógica, mas, na realidade ultrapassa, largamente, este âmbito. Importa trabalhar a conceptualização deste termo, no pressuposto que ele acentua a dimensão de processo”. Mas, em qualquer área, o termo supervisão está, certamente, conotado cominspecção e controlo ao contrário de como pretende ser percepcionado nas escolas: uma espécie de reforçante numa perspectiva de ajudar o supervisionado a trilhar o seu próprio caminho de desenvolvimento. Sugere ainda, numa análise ligeira, uma relação hierárquica entre o supervisor e o supervisionado.

2. Conceito de Supervisão
VIEIRA (2009, p. 199) apresenta uma definição onde não deixa dúvidas...
tracking img