Processo de substituição de importações x da crise ao milagre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Processo de Substituição de Importações

O Processo de Substituição de Importações (PSI) aconteceu quando em 1930 iniciou uma crise que começou nos Estados Unidos e se espalhou rapidamente pela Europa chegando ao Brasil com uma rápida queda na demanda do café e gerando uma queda de capital.

Com isso, o Brasil, para enfrentar a crise, deixa de ter uma economia voltada para a demanda externa epassa a ter uma atividade voltada ao mercado interno, principalmente no investimento doméstico.

O governo passa a adotar duas medidas de ordens:

- Política da manutenção da renda=> desvalorização do câmbio e estoques regulados;

- Política do deslocamento de demanda=> fechamento da economia.

Uma forte característica da industrialização por substituição de importações era oestrangulamento externo, que podia dizer que era o motor dinâmico do PSI. Os estrangulamentos funcionavam como estímulos e limites ao investimento industrial.

Os investimentos aconteceram em etapas:

- começou com os bens de consumo não-duráveis;

- intensificação dos investimentos em bens de capital;

- crescimento da renda interna;

- crescimento da demanda interna e por importados.

O governosempre adotava medidas para ajudar o desenvolvimento da economia. Com isso surgiu quatro tipos de respostas as crises cambiais:

Desvalorização real do câmbio=> aumentou o preço dos produtos importados frente aos nacionais.

Controle cambial=> estabelece-se um sistema de licenças para importar.

Taxas múltiplas de câmbio=> estabelecem-se vários mercados cambiais.

Aumento das tarifasaduaneiras=> em vez de se controlar o câmbio, simplesmente se eleva as tarifas de importações, diminuindo-as.

Também surgiram várias dificuldades para implementação do PSI, por causa das modificações na economia brasileira. Que foram: as tendências ao desequilíbrio externo; aumento da participação do Estado; aumento do grau de concentração de renda; escassez de fontes de financiamento.

Entãosurge o Plano de Metas adotado no governo Juscelino Kubitschek, que vai além do PSI, buscando promover a montagem de uma estrutura industrial integrada. Seu principal objetivo era estabelecer as bases de uma economia industrial madura no país.

Da Crise ao Milagre

Os anos 60 foram marcados por uma crise, devido à queda dos investimentos e na taxa do crescimento de renda. O sistema democráticopassou a ser regime militar autoritário. Ouve uma crise econômica no Brasil na sua fase industrial, assim trazendo conseqüência também nos investimentos e na taxa de crescimento da renda brasileira. Com isso a inflação aumentou chegando a mais de 90% em 1964. Esses distúrbios são devido ao governo anterior, no que se diz respeito aos desequilíbrios do plano de metas. Esse período é considerado degrande instabilidade na conjuntura política. A eleição de Jânio Quadros mostra as dificuldades e a polarização que marcaram o período.

Com isso, João Goulart (Jango) coligação rival a de Jânio Quadros teve dificuldades para sua posse, depois de uma estranha renúncia do presidente (Jânio Quadros). Logo em seguida houve um plebiscito que colocou Jango à frente na presidência, enfrentando aindamuitas dificuldades para governar até que um golpe militar o retirasse do poder. Com esses altos e baixos na política, diminuiu os investimentos no país e seu crescimento econômico.

Depois da Revolução de 1930 houve compromissos básicos assumidos pelos governantes, onde o que estava em questão eram as massas urbanas e as concessões para o campo, o que não foi comprido pelo governo, segundo este asconcessões que seriam utilizadas, eram exageradas, do ponto de vista do setor padronal. Assim surgiu a crise do populismo, pois a população tinha muitas dúvidas a respeito da capacidade do governo em manter esses compromissos.

Com os problemas deixados pelo período posterior ao plano de metas, destacou-se a aceleração inflacionária. Adotaram-se então uma política econômica restritiva, com o...
tracking img