Processo de soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP




ANDERSON CORRÊA DE SOUZA – A544BE-4
LUCAS DOS REIS BRAGA – A38327-1














PROCESSO DE SOLDAGEM.























RIBEIRÃO PRETO – SP
2012

RESUMOPalavras-chave: .
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 09
1.1. Histórico de Soldagem 10
1.2. Características do Processo 10
1.3. Diferença entre soldagem de manutenção e produção 10
2. Classificação do Processo de Soldagem 10
2.1. Solda por Fusão 10
2.1. Solda por Pressão 10
3. Tipos de Soldagem 10
3.1. Soldagem Eletrodo Revestido 10
3.2. SoldagemMig/Mag 10
3.3. Soldagem Arame Tubular 10
3.4. Soldagem Tig 10
3.5. Soldagem Plasma 10
3.6. Arco Submerso 10
4. Conclusões 30
REFERÊNCIAS 32

















1. INTRODUÇÃO
O progresso alcançado no campo da soldagem, bem como o desenvolvimento de processos e tecnologias avançadas nos últimos anos, é de tal ordem que todo aquele que nãopossuir uma mentalidade aberta, capaz de assimilar novas ideias, será ultrapassado e incapacitado para acompanhar o atual ritmo do progresso industrial.
Existem várias definições de solda, segundo diferentes normas. A solda pode ser definida como uma união de peças metálicas, cujas superfícies se tornaram plásticas ou liquefeitas, por ação de calor ou de pressão, ou mesmo de ambos. Poderá ounão ser empregado metal de adição para se executar efetivamente a
união.
Na soldagem, os materiais das peças devem ser, se possível, iguais ou, no mínimo, semelhantes em termos de composição. As peças devem ser unidas através de um material de adição, também igual em termos de características, pois os materiais se fundem na região da solda.
O metal de adição deve ter uma temperatura defusão próxima àquela do metal-base ou, então, um pouco abaixo dela, caso contrário, ocorrerá uma deformação plástica significativa.

1.1. Histórico de Soldagem
Soldagem é a técnica de unir duas ou mais partes, assegurando entre elas a continuidade e as características mecânicas e químicas do material. A palavra soldagem designa a ação de unir peças: a palavra solda designa o resultado ouproduto da operação. Parte do desenvolvimento que levaria aos métodos de soldagem empregados atualmente teve origem em tempos remotos. É bem possível que a origem dos metais tenha coincidido com a do fogo, tido como descoberto por volta do ano 8000 a.C. Há 5000 anos, na cidade de Ur, Caldéia, uniam- se peças de ouro, considerando o primeiro metal obtido e utilizado, por meio de uma técnica hojeconhecida com solda brasagem.
Há 3000 anos, o homem inventou o processo de forjar aquente, concentrando o calor na zona da peça que queria ligar, seguido de martelamento. O advento do ferro, por volta de 2000 a.C., foi um passo importante para a metalurgia. Descobertas arqueológicas indicam que o início do desenvolvimento do metal deu-se na Mesopotânia, de onde foi para a China e Índia, edepois para o Egito, Grécia e Roma. Nesse período, o homem começou fabricar utensílios de duas ou mais partes por meio de união por forjamento a quente, colocando uma peca sobre a outra até que se soldas sem. Uma das mais antigas notícias que se tem sobre a soldagem remota ao forjamento da espada de Damasco, (1300 a.C. ) e ao uso de uma espécie de maçarico soprado pela boca, usando álcool ou óleocomo combustível: Esta técnica usada pelos egípcios para fundir e soldar bronze, foi transmitida a gregos e romanos.

1.2. Características do Processo
A soldagem é sem dúvida alguma o meio mais barato, importante e versátil de união entre os materiais após os anos 30, quando utilizava-se rebites.Sua importância caracteriza-se pelo fato de unir todos os metais comerciais, de ser...
tracking img