Processo de serramento manual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Humanismo
Humanismo, em sua concepção clássica literária, é o movimento que exalta o ser humano em sua forma mais valorizada e plena. 

Surgiu entre a Idade Média e o Renascimento, ecoincide com o início de uma nova classe social: A burguesia. 

O Humanismo marca toda a transição de um Portugal caracterizado por valores puramente medievais para uma nova realidade mercantil, em quese percebe a ascensão dos ideais burgueses. A economia de subsistência feudal é substituída pelas atividades comerciais; inicia-se uma retomada da cultura clássica, esquecida durante a maior parte daIdade Média; ao lado do pensamento teocêntrico medieval, começa a surgir uma nova visão do mundo que coloca o homem como centro das atenções (antropocentrismo).

Características do HumanismoAntes do pensamento humanista, o centro do pensamento era Deus, um pensamento teologista. A partir deste movimento, passa a haver um antropocentrismo. Para o homem Renascentista, o ser humano continua aser uma obra de Deus mas tem livre-arbítrio e é dono das suas decisões, podendo decidir o seu destino. A obra humana passa a ser valorizada não como uma obra de Deus mas como sua própria criação.Submeteu o sensorial ao racional, resultando numa necessidade de retratar o mundo tal como era, percepcionando pelos olhos e não numa visão idealizada.
O grande humanista do Renascimento, em Portugal, foiDamião de Gois.
Escritor português nascido em Alenquer, considerado o último dos grandes cronistas do reino português. Filho dos fidalgos Rui Dias de Góis e Isabel Gomes de Limi, ficou órfão do paiaos nove anos de idade, e Góis tornou-se pajem do Paço de D. Manuel o Venturoso. Na corte teve o primeiro contato com a cultura da época: a música polifônica, o teatro Vicentino, os poetas doCancioneiro de Garcia de Resende. Também conheceu os humanistas Cataldo Parísio Siculo e Duarte Pacheco Pereira. 

Após a morte (1521) de D. Manuel e a subida ao trono de D. João III, foi nomeado escrivão...
tracking img