Processo de seleção para vaga de programador jr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE INFORMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO PAULISTA
Engenharia de Software Orientado a Serviço - SOA

RENAN AFONSO BATISTA








GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA VAGA DE PROGRAMADOR JR













Alphaville
2013
.



























"A mente que se abre a uma nova idéia
jamais retorna ao seu tamanhooriginal."

Albert Einstein

Sumário


1 Introdução 1

2 Recrutamento 2
2.1 Recrutamento Interno 2
2.2 Recrutamento Externo 3
2.3 Recrutamento Interno x Externo 3

3 Dominancia Cerebral 4

4 Comportamento Emocional 5

5 Competencias 6
5.1 Competências Técnicas 6
5.2 Competências Comportamentais 6

6 Testes 7

7 Modelo Ice 8
7.1 Etapas 8

8 Entrevista 10
8.1 Tipos deEntrevista 10
8.2 Segundo o ICE 11
8.3 Perguntas 11
8.3.1 Cuidados com as Perguntas 12

9 Processo de Seleção 13
9.1 Tipo de Recrutamento 13
9.2 Descrição da Vaga 13
9.3 Dominância Cerebral 13
9.4 Competências Emocionais x Técnicas 14
9.5 Comportamento Emocional 15
9.6 Case (simulação) 15
9.7 Testes 15
9.8 Questionários 16
9.9 Entrevista 18
9.10 Roteiro 18

Referências Bibliográficas 19Introdução

Quando falamos em processo de recrutamento e seleção não estamos só falando em uma simples contratação, mas sim a integração de um novo membro à equipe atual de colaboradores de uma organização. Tal fato acaba direta ou indiretamente impactando em diversos setores e processos da empresa, de tal forma a ser positivo ao meio, aumentando sua produtividade e outros fatores quelevam outros colaboradores e processos a obter um melhor desempenho. Também podendo ser negativo ao meio, de tal forma que acaba por denigrir o desempenho geral do setor ou até mesmo da própria organização, consequentemente causando perdas, tanto no quadro de funcionário, ou até mesmo no lucro, produtividade, ou qualquer outro fator que possa por sua vez acarretar em algo prejudicial à organização.Com base nessa dificuldade em uma contratação benéfica é que um dos assuntos mais discutidos no momento é o processo de recrutamento e seleção, levando em conta todo o processo, testes, entrevistas e outros fatores que podem ou não ocasionar a boa ou má contratação de um colaborador.
Considerando as afirmações anteriores é que podemos estudar uma das formas mais eficazes e funcionais dese efetivar uma contratação adequada.
.











Recrutamento

Como ponto de partida, necessita-se da compreensão do conceito de recrutamento, de acordo com DRRS o recrutamento nada mais é que o processo que a empresa executa para atrair candidatos, Chiavenato completa dizendo que o número de candidatos deve ser suficiente para que o processo de seleção funcione corretamente,e ainda dá o nome de sistema de informação ao recrutamento, dizendo que visa a divulgação de oportunidades ao mercado de recursos humanos. Definindo o conceito de recrutamento, basicamente o mesmo se refere à contratação de pessoas para vagas existentes dentro da organização, o processo deve ser feito com um numero considerável de pessoas para que o mesmo tenha efeito e consiga atingir seuobjetivo.
Com base no recrutamento, temos dois tipos de recrutamentos distintos, o recrutamento interno e o externo.

1 Recrutamento Interno

Segundo Periard, esse tipo de recrutamento consiste na busca de mão-de-obra dentro da própria empresa, contemplando os funcionários que nela trabalham. Aqui se dá início ao processo de Recrutamento, podemos ver que no recrutamento interno é dado ofoco em colaboradores da própria empresa ao invés de se buscar mão de obra fora da mesma.
Continuando, Periard também diz que a divulgação das vagas pode ser feita por e-mail, cartazes, jornais eletrônicos e outros meios de baixo custo, assim não se precisando contratar uma empresa para divulgação da vaga e ainda valorizando os colaboradores que já estão na empresa.
Nessa modalidade,...
tracking img