Processo de rp em quatro etapas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto


Análise da Terceira Etapa
Ação/Comunicação – Ação

Contextualização

Um dos grandes obstáculos no desenvolvimento das Relações Públicas enquanto disciplina teórica e sólida deve-se ao fato de ainda não haver um modelo conceptual único que facilite a compreensão da atividade. Como base da perspectiva sistemática das Relações Publicas, a Teoria dos Sistemas Gerais, abordagem que enfatizaa relação entre a organização e o ambiente, é materializada no Processo de RP em quatro etapas. Um processo cíclico e contínuo que permite resolver problemas e encontrar oportunidades. É um Modelo Interdependente , uma vez que todas etapas são fundamentais para o sucesso de um todo, isto é, da estratégia de comunicação na sua totalidade. O processo é constituído por quatro etapas distintas –Investigação, Planificação/ Programação, Ação/Comunicação-ação e Avaliação- que apesar de serem distintas são interdependentes e cada uma delas é indispensável no êxito do plano de comunicação.

Em todas as etapas é essencial que sejam cumpridos vários passos, para conseguir obter o resultado final desejado. É importante e indispensável uma análise precisa da situação através de vários métodosde investigação, tanto a nível externo como interno.

Após ter sido identificado o problema é fundamental a planificação do que será realizado. Sendo é assim é indispensável a definição de um objectivo geral ou de uma meta e a caracterização e categorização dos públicos que possam estar envolvidos e definir os objectivos por publico apresentando de seguida a intenção, proporção e prazo de cadaum deles. Após a realização de todos os passos deste processo, será possível a execução de uma estratégia baseada em ações ou táticas.

Numa terceira etapa, temos como objectivo principal por em pratica tudo o que foi estruturado anteriormente. É necessário relembrar que nesta fase há um vasto conjunto de processos que podem interferir e prejudicar a execução do plano de comunicação e nosobjectivos propostos inicialmente.

Por fim a avaliação tem um papel fundamental, pois pretendemos perceber através da avaliação se a nossa meta e todos os nossos objectivos foram cumpridos com êxito. Sendo assim é realizada uma segunda investigação com o objectivo de avaliar se o desempenho do plano foi o esperado em vários âmbitos como o desempenho da equipa, a preparação do plano o seu impactonos diferentes públicos entre outros.

Ação/Comunicação-ação

A terceira etapa do processo designado como Processo RP em quatro etapas consiste na implementação do que foi planeado e retrata a ação que explica o papel substancial das Relações Públicas, sendo o seu papel principal desenvolver e/ ou alterar políticas, procedimentos, produtos, serviços e comportamentos, servindo-se de doiselementos, um programa de acção e um outro de comunicação.
Também temos de ter em conta determinados aspecto intrínsecos à linguagem e às interpretações que podem ser realizadas pelos indivíduos que são os destinatários (ligação à Investigação e Planificação). Nesta fase põe-se em prática o plano e conhecem-se as razões que podem influenciar ou alterar aquilo que já estava definido.
É necessário nestafase que as ações tomadas pelos Relações publicas tenham um suporte de comunicação com o objectivo de desenvolver estratégias para a informar todas as audiências , para que estas sejam persuadidas e treinadas com as competências certas e necessárias para traduzir intenção em ação.
A comunicação deve ser entendida como algo incapaz de provocar a mudança, mas que pode desencadear uma respostapositiva por parte do alvo.
Podemos encontrar na comunicação , o emissor, a mensagem e o receptor que são três elementos indispensáveis para uma comunicação eficaz. Sendo assim o emissor tem que transmitir a informação de forma perceptível e credível. Não esquecendo as capacidades intelectuais e grau de educação do receptor.

A comunicação envolve três atos bastante importantes, codificação,...
tracking img