Processo de refino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Floating Production Storage and Offloading

Um FPSO (Floating Production Storage Offloading e) é uma embarcação flutuante utilizada pela indústria offshore para o processamento e armazenamento de petróleo e gás. É projetado para receber o óleo ou o gás produzido a partir de plataformas próximas ou modelo de submarino, processá-lo e armazenálo até que o petróleo ou o gás possa ser transferidopara um tanque ou transportados através de um gasoduto. São preferenciais em regiões de fronteira marítima porque eles são fáceis de instalar, e não requerem uma infra-estrutura local para gasoduto de exportação de petróleo e gás. Pode ser uma conversão de um petroleiro ou pode ser uma embarcação construída especialmente para a aplicação.
UEZO – Embarcações Especiais

O primeiro óleo do FPSOfoi o Castellon Shell, construído na Espanha em1977. A Sanha GPL FPSO que opera fora da costa de Angola, é o primeiro navio com completo processamento de gás liquefeito de petróleo a bordo e facilidades de exportação. Ele pode armazenar até 135 mil metros cúbicos de GLP, enquanto aguardam o descarregamento de petroleiros para exportação.

UEZO – Embarcações Especiais

O óleo produzido a partirde plataformas de produção fora da costa pode ser transportado para o continente seja por gasoduto ou por navio. Quando um tanque é escolhido para transportar o petróleo, é necessário acumular óleo em alguma forma de tanque de armazenamento, de tal forma que o petroleiro não esteja ocupado continuamente durante a produção de petróleo, e só é necessário que se produza uma vez para encher o tanque.Muitas vezes a solução é um petroleiro que foi desmantelado, despojado e equipado com instalações para ser ligado a uma bóia de amarração. O petróleo é acumulado no FPSO até que haja quantidade suficiente para encher um tanque de transporte, ponto em que o navio-tanque de transporte liga para que, a popa da unidade flutuante de armazenamento e óleo, escoa.

UEZO – Embarcações Especiais

FPSOssão particularmente eficazes em locais remotos ou em águas profundas, onde condutas de leito do mar não são rentáveis. Para eliminar a necessidade de estabelecer condutas caras de longa distância do poço de petróleo para um terminal terrestre. Eles também podem ser utilizados economicamente em pequenos campos de petróleo que pode ser esgotado em poucos anos e não justificar o gasto da instalaçãode uma plataforma de petróleo fixa. Uma vez que o campo está esgotado, o FPSO pode ser movido para um novo local. Em áreas do mundo sujeito a ciclones (noroeste da Austrália) ou icebergs (Canadá), alguns FPSOs são capazes de liberar sua amarração debaixo das ondas e pode ser reconectado depois. Redução do investimento inicial no início do fluxo de caixa porque eles são mais rápidos para odesenvolvimento que plataformas fixas. Valor retido porque eles podem ser transferidos para outros campos, custos de abandono são menores do que as plataformas fixas. Ao longo dos anos, sistemas avançados de atracação, bem como os avanços em equipamentos submarinos tornaram FPSO útil em águas mais profundas e mais áspera. Atualmente, cerca de 150 FPSOs estão em operação no mundo.
UEZO – EmbarcaçõesEspeciais

UEZO – Embarcações Especiais

Existem dois tipos principais de FPSOs, o tipo de navio-tanque de petróleo propositadamente convertido ou a um tipo construído. Estes podem ser desconectável ou permanentemente atracado. O projeto FPSO vai depender da área de operação. As linhas de injeção são conectados a uma área do navio chamado de Torre. FPSOs também podem ser plataformas do tiposemisubmersível com armazenamento ou cilíndrico. Estes são ancorados na orientação fixa. O FPSO tem capacidade para realizar algum tipo de processo de separação de óleo evitando a necessidade de tais facilidades para estar localizado em uma plataforma de petróleo. Se a unidade não dispõe de tal é um FSO, flutuando armazenamento e descarga, e seria operado em associação com uma unidade de produção,...
tracking img