Processo de planejamento e desenho urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução ao Desenho Urbano no Processo de Planejamento
Vicente del Rio

Capítulo 4:
Processo de planejamento e desenho urbano

De acordo com Shirvani, o desenho urbano é a parte do processode planejamento que lida com a qualidade do meio ambiente. Nesse sentido, todas as cidades lidam com o desenho urbano ao planejar, pois todas as decisões implicam alterações na qualidade do meioambiente.
Del Rio expõe uma sequência de influência entre o planejamento e o desenho urbano, onde os planos determinam e influenciam o físico-ambiental tanto quanto o desenho urbano deve influenciar aelaboração dos planos e seus objetivos. O autor define então que o planejamento é uma atividade-meio, termo utilizado para classificar um processo indispensável à tomada de decisões. É através dele quesão estabelecidos os melhores meios e ações para atingir estes objetivos. Assim, o desenho urbano é também uma atividade-meio, porém à nível da configuração físico-espacial e atividades humanascomplementares, enquanto o planejamento é atividade-meio à nível dos objetivos sociais e econômicos a serem alcançados.
Christopher Alexander e equipe desenvolveram uma teoria para possibilitar a geraçãoda forma construída de "maneira intemporal", desenvolvendo padrões(tipologias - critérios filosóficos que levam o desenvolvimento de projetos e programas). Sua teoria diz que a principal qualidade dodesenho urbano do passado é a unidade do todo, uma unidade orgânica, relação entre as partes para gerar um todo coerente.
Appleyard e Jacobs definem cinco grandes características do desenho urbanopara alcançar uma boa qualidade de vida: ruas e vizinhança de convívio; densidades mínimas e intensidades de uso para a vida urbana, integração de atividades, edificações como definidoras de espaçospúblicos e diversidade nas inter-relações e configurações entre edificações e espaços.
Kevin Lynch cria a "teoria para a boa forma urbana", apresentando grandes valores ou metas para o desenho...
tracking img