PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO E A CULTURA.

“O processo de internalização pode ser entendido como”. A reconstrução interna de uma operação externa, onde uma série de transformações se processam. Umaoperação que inicialmente representa uma atividade externa é reconstruída e começa a ocorrer internamente. A transformação de um processo interpessoal num processo intrapessoal é o resultado de umalonga série de eventos ocorridos ao longo do desenvolvimento.
Diante das teorias de Vygotsky, nós professores, devemos nos perguntar quais são os tipos de ambientes de aprendizagem são mais adequados áfavorecer o desenvolvimento da criança. A aprendizagem é o produto da ação dos adultos que fazem a mediação no processo de aprendizagem das crianças. Onde se faz necessário o uso de ferramentasculturais e lingüísticas nesse processo de mediação. Muito mais que um processo de assimilação é um processo de internalização, na qual a criança domina e se apropria dos processos cognitivos superiores,resultado esse de uma atividade mediada é uma operação que inicialmente de uma atividade externa que é reconstruída e começa a ocorrer internamente. Com isso a criança alcançar um desenvolvimento quenão consegue atingir sozinha.
É preciso que a Escola e seus educadores atentem que não tem como função ensinar aquilo que o aluno pode aprender por si mesmo e sim, potencializar o processo deaprendizagem do estudante. A função da Escola é fazer com que os conceitos espontâneos, informais, que as crianças adquirem na convivência social, evoluam para o nível dos conceitos científicos, eis aí opapel mediador do docente.
O professor mediador deve orientar o aluno de modo a conduzi-lo a desenvolver o raciocínio da questão e por conseqüência da solução dos exercícios propostos, para que nospróximos exercícios os alunos já possam desenvolvê-lo sozinhos e se acontecer o contrário, ou seja, o professor simplesmente colocar a atividade proposta na lousa e não conduzi-la a uma excelente... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Processo de internalização e a cultura. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Processo-De-Internaliza%C3%A7%C3%A3o-e-a-Cultura/103473.html

MLA

"Processo de internalização e a cultura" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Processo-De-Internaliza%C3%A7%C3%A3o-e-a-Cultura/103473.html>.

MLA 7

"Processo de internalização e a cultura." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Processo-De-Internaliza%C3%A7%C3%A3o-e-a-Cultura/103473.html>.

CHICAGO

"Processo de internalização e a cultura." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Processo-De-Internaliza%C3%A7%C3%A3o-e-a-Cultura/103473.html.