Processo de industrialização no brasil

Páginas: 30 (7304 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2011
Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Aluno : Thiago Paulino dos Santos
Matrícula : 10723307
Turno : Manhã

Disciplina: Economia Brasileira II

A Expansão do Capitalismo no Brasil

Índice

1. A Expansão do Capitalismo no Brasil

1.1. Ciclo do Capital Produtivo
1.2. Fatores que incentivaram o processo de industrialização brasileiro
1.3. Conclusões, análisemarxista do processo de industrialização brasileira

2. O desenvolvimentismo no Brasil 1945-1964

2.1. Industrialização a todo custo adotada pelos desenvolvimentistas
2.2. Concentração de Renda
2.3. O Milagre Econômico resultou em melhora na distribuição de renda?
2.4. O Milagre e as contradições do modo de produção
2.5. Conclusão

گIntrodução

No presente trabalhoapresentaremos as idéias gerais e as principais conclusões defendidas no livro: A expansão do capitalismo no Brasil, autor Nelson Rosas Ribeiro. Onde faremos um contraponto com a corrente desenvolvimentista defendida por Celso Furtado e o Grupo Misto CEPAL-BNDES, que tinha o objetivo essencial de viabilizar o plano de metas de JK (1956-1961).
Nelson Rosas, utilizando-se de conceitos marxistaspara explicar os fenômenos essenciais do processo, analisou como se deu a transformação da economia nacional de uma economia agrário-exportadora para uma economia agrário-industrial. Discutindo, inicialmente, como se deu a formação do mercado interno, e como este, era condicionante para o desenvolvimento das relações capitalistas de produção baseadas no trabalho assalariado, que viriam a seexpandir consideravelmente ao longo das décadas.

Sabendo-se que, com auxílio de investimentos externos, era favorecida a entrada do capital estrangeiro nas áreas de bens não-duráveis, inicialmente, seguida de bens duráveis e, no final do ciclo, da indústria pesada, pelo governo, resultando no processo de substituição de importações (PSI) que vai promover a internalização do parque produtivo aomesmo tempo em que gera a internacionalização da propriedade do capital. Submetendo o próprio Estado aos interesses Imperialistas, personificados na figura do Monopolista Internacional. Esses acontecimentos resultam em uma diminuição drástica das importações e, acentuada, das exportações, tornando o país auto-suficiente em meios de produção necessários para promover a reprodução do ciclo docapital de forma ampliada e autônoma. O país assume características de uma Economia Fechada.

Esse processo, ao longo das décadas, apoiado pelas políticas desenvolvimentistas do Governo (1956) e Ditadura Militar (a partir de 1964), gera tensões entre as classes, relativas à exploração e diferenciação das camadas elementares da sociedade civil. Houve considerável enfraquecimento da classeburguesa brasileira, que ao longo do processo se viu subordinada ao processo de concentração e centralização da propriedade do capital nas mãos dos investidores estrangeiros, o que resultou em uma série de distorções político-sociais que agravaram a situação das classes menos favorecidas.


O Economista Ricardo Bielschowsky em seu livro: a evolução do pensamento econômico expõe os argumentos queexplicam como as lideranças públicas utilizaram de diversas linhas de raciocínio para explicar e viabilizar os projetos econômicos relacionados á infraestrutura, controle de inflação, desemprego e diversas outras variáveis econômicas que afetam a sociedade diretamente, período de 1945-1964.

Focaremos nossa análise no estudo das principais postulações da teoria cepalista, década de 1950, doGrupo Misto CEPAL-BNDES, que elaborou um estudo sobre a economia brasileira que serviria de base para o Plano de Ação modernizador do governo de Juscelino Kubitschek. Este plano tinha como base a abertura do mercado externo brasileiro para acelerar o processo de industrialização com o financiamento do capital estrangeiro. Período que pode ser intitulado de: paraíso do Imperialismo e, como vimos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O processo de industrialização no Brasil
  • O processo de industrialização no Brasil
  • O Processo da Industrialização no Brasil
  • Processo de industrialização do brasil
  • O processo de industrialização no Brasil
  • O Processo de Industrialização no Brasil
  • O processo de industrialização do Brasil
  • Industrialização no Brasil e seus processos.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!