Processo de humanização na área da saúde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

Daiana Cenci
Mabel Marinello1
Rochele Censi Basso1

RESUMO: Estar hospitalizado pode afetar, e muito, o desenvolvimento e interferir na qualidade de vida dos pacientes. A medicina está avançando de forma expressiva, no que diz respeito às tecnologias. Desta forma, hoje em dia as doenças são diagnosticadas com maior precisão, possibilitando oaumento de cura. Mas, é errôneo imaginar que diagnósticos mais precisos irão trazer qualidade de vida para os enfermos. Deve-se considerar que os sujeitos não são fragmentados, isto é, são constituídos de suas singularidades, crenças, valores e emoções. Baseado no filme “Patch Adams - O Amor é Contagioso” (1998), o presente artigo busca demonstrar a importância da humanização hospitalar, da visão globaldo sujeito e como os psicólogos podem auxiliar neste processo.

Palavras-chave: humanização, despersonalização, hospitalização e psicólogo no hospital.

ABSTRACT: The development and life quality of anyone can be affected in a long treatment inside a hospital. Technology is accelerating the evolution of medicine, so the diseases are diagnosed with more precision, improving the chances ofhealing. But is erroneous to think that precise diagnoses will bring life quality to this people, it must be considered that people are made of singularities, beliefs, values and emotions. Based on “Patch Adams” (1998). This article presents the important aspect of humanization on hospitals and the global sight of a person and how psychologists can be helpful in this process.

Keywords:humanization, depersonalization, hospitalization and psychologist in the hospital.

INTRODUÇÃO

A situação de adoecimento e hospitalização causa no ser humano uma sensação de angústia e alterações drásticas nas atividades cotidianas. A doença aponta uma quebra de uma linha de continuidade da vida, das funções desempenhadas no dia-a-dia e da certa previsibilidade que guardamos sobre o dia de amanhã.Quando o sujeito fica doente, ele fica impossibilitado de dar continuidade ao trabalho, aos estudos, em fim, aos seus planos. O adoecimento sempre traz consigo o medo da morte, que ronda a consciência de qualquer ser humano.
O ambiente hospitalar gera insegurança e ansiedade. Ele é quase sempre um lugar de sofrimento e dor, de espera e angústia, quando não de desolação e desesperança. Proposiçõescomo essas reforçam a necessidade de valorizar as questões subjetivas envolvidas, particularmente no processo de realização dos cuidados de saúde. O profissional da área da saúde deve perceber os sentimentos gerados pela hospitalização e promover o bem-estar do paciente, podendo oferecer atendimento psicoterápico e possibilitar conforto às suas angústias.
A grande maioria dos pacientes nos serviçosde saúde não participa das decisões sobre seu tratamento, tampouco das políticas de saúde desenvolvidas. Os profissionais “não fazem questão” de abrir espaço e repartir com seus pacientes a responsabilidade de cuidar de sua vida e gerir seu destino.
Pode-se afirmar que a gradativa perda da visão global do indivíduo passou a criar novos problemas dentro das práticas de atenção à saúde,contribuindo para que esta mesma passasse a representar mais um fator de agravo à saúde das pessoas. Nesse sentido, é interessante considerar o quanto se tem dado de importância ao tema "Humanização da Saúde", sendo essa inclusive uma das diretrizes das políticas e programas do Comitê Técnico do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar do Brasil (2001).
Desta forma, este artigo tem comoobjetivo compreender como a humanização nos hospitais pode contribuir na promoção da saúde dos enfermos, baseando-se no filme “Patch Adams - O Amor é Contagioso” (1998) e em referenciais bibliográficos relacionados ao assunto.

HUMANIZAÇÃO NOS HOSPITAIS

A legitimidade da temática ganhou novo status quando, em maio de 2000, o Ministério de Saúde regulamenta o Programa Nacional de...
tracking img