processo de formaçaçao de palavras

826 palavras 4 páginas
Introdução

No presente trabalho, abordamos como principal tema “O processo de formação de palavras”, no qual encontramos palavras derivadas e compostas, não só, também dentro das mesmas divisões encontramos as respectivas subdivisões tais como: derivação prefixal, derivação sufixal, derivação sufixal e prefixal simultaneamente, derivação parassintética, derivação regressiva e derivação imprópria (no caso da derivação de palavras), encontramos também palavras compostas por aglutinação e palavras compostas por justaposição (no caso de composição de palavras). Este tema, não é algo novo para este nível, visto que viemos falando disso mas duma forma superficial.
Neste trabalho, o tema está mais detalhado em relação aos conhecimentos anteriores sobre o tema em abordagem.
Sendo assim, para uma melhor percepção, o trabalho está dividido em partes, títulos subtítulos e estão postos em negrito ou itálico as partes necessárias para uma boa percepção.

Processo de Formação de Palavras

Chama-se formação de palavras o conjunto de processos morfo-sintácticos que permitem a criação de unidades novas com base em morfemas lexicais. Utilizam-se assim para formar as palavras, os afixos de derivação ou os procedimentos de composição.

No processo de formação de palavras encontramos: Palavras Derivadas e Palavras Compostas.

Palavras Derivadas

É um tipo de formação de palavras em que antepomos ou pospomos um afixo numa palavra que chamamos de primitiva. E durante entre processo, podemos distinguir sete tipos de derivação. A saber:
Derivação por prefixação;
Derivação por sufixação;
Derivação por sufixação e prefixação.
Derivação parassintética;
Derivação imprópria;
Derivação regressiva;

1. Derivação Prefixal

É um processo de formação de palavras na qual um prefixo é acrescentado à palavra primitiva.
Por exemplo: recompor = re/com/por

2. Derivação Sufixal
É um processo de formação de palavras em que

Relacionados