Processo de fabricacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pratica Industrial

Estudo Dirigido
Projeto LOCOMOTIVA

Indice

1-Objetivo
2-Introdução
3-Fundamentos Teóricos
3.1-Processos de Fabricação por Usinagem
3.2-Classificação dos Processos de Usinagem
3.3-Geometrias das Ferramentas de Corte
3.4-Torneamento
3.5-Fresamento
3.6-Furacão
3.7-Velocidade de Corte
3.8-Velocidade de Avanço
4-Descrição da Pratica
5-Conclusão

Índex AÍndex B
Índex C

Objetivo
O principal objetivo desse relatório é demonstrar as operações possíveis no processo de usinagem por um torno mecânico (convencional, ROMI-S20) e os princípios básicos do funcionamento de uma Fresadora. Operações como o: Manuseio; movimentos de corte e avanço; condição de corte; formação de cavaco; esforços de corte e o desgaste da ferramenta. Obtenção de conhecimento deaplicação e finalidades de equipamentos e ferramentas como também conhecimento de processos de usinagem e suas classificações aprendidas em sala de aula. Ou seja, serão abordados apenas os processos aprendidos em sala de aula.

Introdução
Usinagem, é um processo de fabricação mecânica, onde a peça final é obtida através da remoção de material sendo de cavacos ou farpas de uma peça bruta,definimos cavaco como a porção de material da peça, retirada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar forma geométrica irregular, remoção esta feita através de ferramentas monocortantes ou multicortantes. A usinagem possibilita uma precisão dimensional e um acabamento superficial incomparável, sendo que a maioria das peças, mesmo quando obtidas através de outros processos, recebe seu formafinal através do processo de usinagem. Porém, quanto maior a precisão exigida no acabamento, mais complexo e automatizado se torna o processo de usinagem e, portanto, maiores os custos.
Ainda se é possível executar-se a retirada de cavacos através de trabalho manual (limagem, serragem, etc.), tendo pouca precisão neste caso, por meio de máquinas que usam ferramentas para a execução de cada etapado processo de fabricação de uma peça. Estas máquinas são conhecidas como máquinas operatrizes ou máquinas-ferramentas,destacando-se as seguintes: tornos, fresas, furadeiras e retíficas.

3-Fundamentos Teórico
3.1-Processos de Fabricação por Usinagem.

O projetista de produtos ou engenheiro projetista especifica as formas, dimensões, aparência, e o material a ser usado no produto. Primeirosão feitos os protótipos do produto. Neste estágio, é possível fazer modificações, tanto no projeto original como no material selecionado, se análises técnicas e/ou econômicas assim indicarem. Um método de fabricação apropriado é então escolhido pelo engenheiro de fabricação. A Figura 1.1 mostra um diagrama do procedimento correto para se chegar à etapa de fabricação.

Os processos detransformação de metais e ligas metálicas em peças para a utilização em conjuntos mecânicos são inúmeros e variados: você pode fundir, soldar, utilizar a metalurgia em pó ou usinar o metal a fim de obter a peça desejada. Evidentemente, vários fatores devem ser considerados quando se escolhe um processo de fabricação. Como por exemplo:

• Forma e dimensão da peça;
• Material a ser empregado e suaspropriedades;
• Quantidade de peças a serem produzidas;
• Tolerâncias e acabamento superficial requerido;
• Custo total do processamento.
Podemos dividir os processos de fabricação de metais e ligas metálicas em: os com remoção de cavaco, e os sem remoção de cavaco. A Figura 1.2 mostra a classificação dos processos de fabricação, destacando as principais operações de usinagem. A usinagem convencionalé também conhecida como usinagem com ferramenta de geometria definida e a usinagem não convencional e também chamada de usinagem com ferramenta de geometria não definida.

A usinagem é reconhecidamente o processo de fabricação mais popular do mundo, transformando em cavacos algo em torno de 10% de toda a produção de metais, e empregando dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo....
tracking img