Processo de fabricação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Processos de Fabricação
Fundição

Introdução
O Processo de Fundição é o processo de fabricação, contido de diversas atividades e etapas técnicas, que visa fabricar peças metálicas, no qual um metal (ou liga metálica) inicialmente no estado físico sólido é fundido e passa para o estado físico líquido, no intuito de ser preparado para preencher corretamente a cavidade de um molde, com o formatoe medidas exatas da peça a ser produzida, visando solidificar corretamente este metal, neste molde e reproduzir a peça desejada. O metal líquido pode ser puro ou misturado com outros elementos (formando assim as ligas metálicas). São infinitas as possibilidades de fabricação de peças no uso deste processo. É um processo complexo, de baixo custo, rápido e também muito técnico.
Principaisprocessos Produtivos de Fundição:
 Fundição em Areia (processo mais conhecido),
 Fundição em Moldes Permanentes (Coquilhas),
 Fundição Sob-Pressão (injeção de metais - die casting),
 Fundição por Centrifugação (Tubos Fundidos)
 Fundição de Precisão (Microfusão, Cera Perdida ou Investment Casting),
 Fundição por Moldagem (em Gesso, Silicone, ou outro),
 Fundição em Casca (ShellMolding).
O que permite determinar o melhor processo a ser adotado para a confecção de uma peça é o seu peso, peso da peça,metal base envolvido (por exemplo, se ferrosos ou não-ferrosos), liga de determinado metal,matrizes, ferramentas, moldes e/ou modelos necessários,o seu tamanho, quantidade de peças que serão produzidas, custos operacionais envolvidos no processo escolhido, entre outros.
AplicaçãoSempre que se fala em fundição, as pessoas logo pensam em ferro. Mas esse processo não se restringe só ao ferro, não. Ele pode ser empregado com os mais variados tipos de ligas metálicas, desde que elas apresentem as propriedades adequadas a esse processo, como por exemplo, temperatura de fusão e fluidez. A indústria de fundição é muito difundida e encontra-se entre as seis maiores nos EstadosUnidos porque possibilita a produção peças complicadas. Exemplos: acessórios de tubulações, peças de um forno, bloco do motor de automóveis e aviões, pistões, anéis dos pistões, bases de máquina ferramenta, rodas, e eixos de manivela.
Fundição passo-a-passo
A matéria-prima metálica para a produção de peças fundidas é constituída pelas ligas metálicas ferrosas (ligas de ferro e carbono) enão-ferrosas (ligas de cobre, alumínio, zinco e magnésio).O processo de fabricação dessas peças por meio de fundição pode ser resumido nas seguintes operações:
1.Confecção do modelo - Essa etapa consiste em construir um modelo com o formato aproximado da peça a ser fundida. Esse modelo vai servir para a construção do molde e suas dimensões devem prever a contração do metal quando ele se solidificar bem comoum eventual sobremetal para posterior usinagem da peça. Ele é feito de madeira, alumínio, aço, resina plástica e até isopor.
2.Confecção do molde - O molde é o dispositivo no qual o metal fundido é colocado para que se obtenha a peça desejada. Ele é feito de material refratário composto de areia eaglomerante. Esse material é moldado sobre o modelo que, após retirado, deixa uma cavidade com oformato da peça a ser fundida.
3.Confecção dos machos - Macho é um dispositivo, feito também de areia, que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrâncias da peça. Eles são colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal líquido.
4. Fusão -Etapa em que acontece a fusão do metal.
5. Vazamento - O vazamento é o enchimento do molde com metal líquido.
6. Desmoldagem- Após determinado período de tempo em que a peça se solidifica dentro do molde, e que depende do tipo de peça, do tipo de molde e do metal (ou liga metálica), ela é retirada do molde (desmoldagem) manualmente ou por processos mecânicos.
7. Rebarbação - A rebarbação é a retirada dos canais de alimentação, massalotesi e rebarbas que se formam durante a fundição. Ela é realizada quando a peça...
tracking img