Processo De Entrevista Cl Nica

2308 palavras 10 páginas
1 - O PROCESSO CLÍNICO DE ENTREVISTA
Apesar da grande importância da entrevista clínica e de está existir em todas as disciplinas da saúde mental, ainda é muito pequena a quantidade de escritos a respeito.
Uma entrevista clínica tem muito em comum com uma interação social, porém, se difere em alguns pontos fundamentais de outros tipos de relacionamento. Na entrevista clínica a maioria das regras sociais de etiqueta não são utilizadas, a conversa é predominantemente unidirecional e o relacionamento é profissional. Outro aspecto que difere a entrevista clínica é a delimitação do tempo, do lugar e da frequência da interação.
Na entrevista clínica a maioria das informações obtidas pelo terapeuta vem do relato do sujeito, porém é necessário que o terapeuta saiba acrescentar a estas informações a observação clínica, os relatos adicionais de pessoas significativas, registro sobre o caso, testagem psicológica e entrevistas suplementares. De inicio é preciso que já fique estabelecido o tempo que o paciente terá a sua disposição.
A entrevista clínica pode ser dividida em estruturadas e não estruturadas. As entrevistas estruturadas incluem uma série de questões sobre áreas definidas de conteúdo, já as entrevistas não estruturadas, são encontradas mais facilmente nos settings clínicos. Geralmente, apesar de não ter um formato rígido, ainda segue uma certa estrutura.
É preciso citar também a falta de valor que e dado ao setting físico, que é importantíssimo em qualquer entrevista clínica. O estabelecimento deve ser confortável. Bem mobiliado, Ter uma temperatura agradável e deve conter todos os elementos necessários ao terapeuta. O ambiente deve ser calmo e as interrupções evitadas ao máximo.
2 - TIPO DE ENTREVISTAS
Existem vários tipos de entrevistas, caracterizadas pelo objetivo em direção ao qual as entrevistas estão sendo conduzidas.
2.1 - Entrevista de tomada de dados
Tem como objetivo geral obter informações preliminares sobre um paciente, alguns outros objetivos mais

Relacionados