Processo de ensino e aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Maria Grécia de Carvalho Andrade
Prof: Paula Graziele de Jesus
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 9801) – Trabalho de Graduação
19/11/2011

RESUMO:
Esse tema que foi escolhido visa demonstrar as melhorias de ensinamentos nas escolas, com credibilidade e estratégias educacionais, pois cada dia da semana é incluído paraos alunos um ensinamento individualizado de planejamento escolar, baseado no processo ensino aprendizado.
Os professores com esses ensinamentos se sentem motivados a aplicar suas idéias e seu jeito encima desses ensinamentos com acompanhamento pedagógico e encaminhado aos pais as suas dificuldades de aprendizagem.
Depois de vários estudos dos autores o aluno além de ser mais valorizado ele éouvido.
Vamos abordar neste TG suas estratégias, abordagens, suas atividades desenvolvidas e seus objetivos.

Palavras - chave: Ensino Aprendizagem. Estratégias. Abordagens.

1 INTRODUÇÃO

Inicialmente abordaremos a história do processo de ensino aprendizado, suas descobertas no decorrer das épocas e a preocupação de preservar as culturas, o 0interessante é que vários países tomaram a mesmadecisão de querer preservar suas tradições.

Num segundo momento abordaremos as soluções para o ensino e aprendizado ser mais eficaz na redução do fracasso escolar, com várias propostas pedagógicas e se preocupando em solucionar as divergências professor-aluno em que acontece no ambiente escolar.

Na seqüência iremos comentar sobre várias maneiras do professor fazer e planejar asmatérias aplicadas, para que o aluno tenha sucesso em sua aprendizagem com várias abordagens pedagógicas.Que até então foram feitas as pesquisas dos autores dessas abordagens para que o professor tivesse mais soluções em seus planejamentos educacionais.

Tratando-se também de como aluno-professsor possar ter libertade de se comunicar sem ter que ninguém prejudicar o outro.

Relacionando-se asatividades desenvolvidas, de como o aluno tem a prioridade de escolher e o apoio pedagógico que é desenvolvido na escola, no entanto as pedagogas sempre ficam interagindo com o professor para saber o que está acontecendo em sala de aula, para que assim possa ajudar nos problemas que possa ocorrer.

Essa é a evolução do ambiente educacional que está crescendo cadadia mais.

2 A HISTÓRIA DO ENSINO APRENDIZADO

O Ensino Aprendizagem é um processo que quando aplicado provoca rendimento escolar e mental naquele que aprende.

O Processo ensino aprendizado ocorreu entre os povos da Antiguidade Oriental. A maioria dos países naquela época como o Egito, Índia e outros, se preocupavam em ensinar os seus costumes e suas tradições fazendo preservar as suasorigens.

Com o passar dos anos, durante a Idade Média o aprendizado tornou-se prioridade as Entidades Religiosas e suas doutrinas.

No Brasil, revolucionou foi a Educação Jesuítas que veio para evangelizar os índios e acabou trazendo seus conhecimentos de aprendizagem e tornando-se uma revolução educacional no Brasil.

Na Década de 30 alguns cientistas estudiosos se aprofundaram nesteassunto percebendo assim a força do hábito, as recompensas dos professores aos alunos, formando estratégias de aprendizagem escolar em que estava no processo gradual.

Agora relato um trecho do livro Associação dos Jesuítas (Acoje), 1999:

O processo ensino e aprendizagem está embasado nos princípios de respeito à singularidade e aos ritmos de cada pessoa, de liberdade e responsabilidade,atividade e criatividade, socialização e solidariedade, provocando um novo estilo que leva as seguintes conseqüências. (ACOJE, 1999).

As conseqüências em que foi citado é sobre a relação professor aluno que precisa de muito diálogo, compreensão, confiança e no decorrer do processo ensino aprendizagem tem que ter parceria como também uma liberdade de expressão do aluno, como também do...
tracking img