PROCESSO DE ENFERMAGEM: DESAFIOS PARA OPECIONALIZAÇÃO: RESUMO

749 palavras 3 páginas
Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS
Curso de Graduação em Enfermagem – Campus IV
Unidade temática: Metodologia da Assistência de Enfermagem
Docente: Ana Gracinda

Severino Florencio da Penha Neto

PROCESSO DE ENFERMAGEM: DESAFIOS PARA OPECIONALIZAÇÃO: RESUMO

Belém
2013
PROCESSO DE ENFERMAGEM: DESAFIOS PARA OPECIONALIZAÇÃO
Severino Florencio da Penha Neto1

A enfermagem é a ciência do cuidado. Desde seu surgimento como profissão tem procurado fundamentar sua prática. O processo de enfermagem é definido como um conjunto de etapas fundamentadas numa teoria objetivando sistematizar o cuidado de enfermagem ao paciente proporcionando-lhe uma assistência individualizada e de qualidade.
No entanto, a imagem da enfermagem ainda estereotipada como um profissional que necessita de supervisão médica, executor de técnicas e procedimentos delegados pro médicos. Nesse contexto, a Sistematização Assistência de Enfermagem (SAE) operacionalizada através da aplicação do processo de enfermagem constitui-se como ferramenta para valorização da enfermagem como ciência visto que suas ações implementadas fundamenta-se em princípios científicos. Garantindo autonomia e independência na prestação da assistência de enfermagem.
A SAE é resultado do desenvolvimento de uma metodologia da prática do enfermeiro concretizada pela aplicação do processo de enfermagem nas unidades de saúde. A etapa deste processo que se destaca é a dos diagnósticos de enfermagem, onde se analisam os dados coletados do paciente.
A SAE é uma proposta para uma assistência sistematizada, continua e individualizada necessitando capacitação da equipe de enfermagem, principalmente do profissional de enfermagem. Visto que a SAE é uma atividade privativa desse preconizado pela lei nº 7.498/86, que dispõe das atribuições do enfermeiro (Brasi, 2007).
De acordo com Olivia et all, a implementação da SAE na maioria dos serviços

Relacionados