Processo de conquista e colonização do continente americano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome da escola

Processo de conquista e colonização do continente americano

Introdução
Um trabalho no qual, irá apreciar o Processo de exploração econômica e dominação política surgido nos séculos XV e XVI, quando vários países europeus, impulsionados pela necessidade de ter novos mercados e mercadorias, descobrem, conquistam e ocupam territórios da Ásia, África e América.


A origemda colonização do continente Americano.

Na segunda viagem de Cristóvão Colombo na busca do caminho para as Índias ele chega à América em 1492. E após sua descoberta tornou-se verdadeiramente conhecido pelos europeus. Dois anos depois, o Tratado de Tordesilhas divide o controle do Novo Mundo entre portugueses e espanhóis. Nos anos seguintes, espanhóis, portugueses, franceses, ingleses eholandeses disputam o domínio do novo continente e sua exploração nos moldes do mercantilismo europeu.
As terras "descobertas" por Cristóvão Colombo.
    De maneira geral, as colônias européias na América dividem-se em colônias de exploração e de povoamento. As primeiras caracterizam-se pela grande propriedade pela monocultura e pelo trabalho escravo. Especializam-se na produção de metais preciosos egêneros agrícolas para abastecer o mercado europeu, como é o caso da colonização espanhola, portuguesa e da inglesa no sul dos EUA. No segundo tipo de colônia predominam a pequena propriedade, a policultura e a mão-de-obra familiar. A produção destina-se ao mercado interno. Um exemplo é a colonização inglesa na região conhecida como Nova Inglaterra, nos EUA.
Durante milhares de anos foramdesenvolvidas civilizações por todo o continente, como os maias, os astecas e os incas. Havendo várias colonizações no continente Americano.
Colonização européia das Américas em 1750.
██ Território espanhol
██ Território cedido pela Espanha
██ Território português
██ Território francês
██ Território francês reivindicado pela Grã-Bretanha
██ Território britânico
██ Território russo

*Economia

A Exploração do Pau-Brasil
No início da colonização, a principal atividade econômica realizada nas terras portuguesas na América era a extração de pau-brasil. Os europeus já conheciam uma árvore semelhante, utilizada na produção de corante para tecidos. A grande presença de pau-brasil no litoral, sobretudo no Nordeste, atraiu os primeiros exploradores portugueses e, de forma ilegal, algunsfranceses. Para controlar a exploração e impedir o tráfico do produto, os portugueses decretaram o monopólio da Coroa sobre a extração e o comércio da madeira.
Os exploradores de Pau-Brasil conhecidos como brasileiros, geralmente utilizavam a mão-de-obra indígena, paga por meio do escambo com quinquilharias, roupas e ferramentas. Sua extração era rudimentar e predatória, destruindo as florestasnativas, sobretudo a mata Atlântica. Por isso, em pouco tempo a árvore desapareceu do litoral brasileiro, determinando a decadência dessa atividade já na década de 1520. A exploração do pau-brasil não gerou nenhuma atividade econômica sistemática e colaborou pouco para a ocupação efetiva do território.
Os Núcleos Litorâneos
A princípio, a ocupação do território foi estritamente litorânea. Odesenvolvimento da produção de cana-de-açúcar reforçou essa característica. Além de limitados ao litoral, os primeiros núcleos de povoamento eram muito dispersos e distantes uns dos outros. Como não mantinham atividades econômicas permanentes, a mobilidade das populações era muito grande, tornando os fluxos demográficos instáveis.
As incursões e ocupações do interior da colônia, nessa primeira fase,eram pouco comuns. E quando ocorreram basicamente no século XVII, com os bandeirantes a partir do Sudeste e com a criação de gado no Nordeste, a mobilidade e a dificuldade no sedentarismo continuaram sendo regra, criando assim raros núcleos urbanos interioranos.
Caracterizado por ocupação litorânea, dispersão e instabilidade populacional, a dinâmica demográfica se manteria até pelo menos o...
tracking img