Processo de compostagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO TÉCNICO EM AGRICULTURA

Núcleo de Estudo em Agroecologia NEAGRO

Aluna Bolsista:

Wanda Salasar Pereira

COMPOSTAGEM

Produção de adubo a partir de resíduos orgânicos

COMPOSTAGEMÉ um processo natural de decomposição biológica de resíduos orgânicos pela ação de microrganismo, que origina um produto estabilizado chamado composto, onde possui muitos nutrientes e é facilmenteassimilado pelas plantas, sendo útil na agricultura, jardinagem, parques públicos, etc.

Leira de compostagem, Parque Sócio Ambiental de Canabrava – Salvador, BA

Fatores que afetam o processo decompostagem
Umidade – o teor de umidade ideal é de 55%, para uma satisfatória degradação dos resíduos orgânicos; Oxigenação – No processo de compostagem aeróbio é necessária a presença de oxigêniopara o metabolismo dos microorganismos. A aeração pode ser por processo artificial (mecânico) ou natural (revirando manualmente);

• Temperatura –é fundamental para garantir a higienização(destruição térmica dos microrganismos patogênicos) da massa e a identificação das fases da compostagem, sendo que a manutenção de temperatura termofílica esta em torno de 45 a 65 °C.

 Concentração deNutrientes – quanto mais diversificados os resíduos orgânicos que compõe a massa de compostagem, mais variados serão os nutrientes e a população microbiana, resultando em maior eficiência do processo.Tendo também que haver um balanço aproximadamente equilibrado entre os elementos C-N.

Tamanho da partícula – quanto menor for os resíduos orgânicos, mais rápido será a decomposição.

Ciclo daMatéria Orgânica

O que pode ser compostado
 restos de legumes, verduras, frutas e alimentos,  filtros e borra de café, cascas de ovos e saquinhos de chá; galhos de poda, palha, flores de galhoe cascas de restos de árvores;  papel de cozinha, caixas para ovos e jornal;  palhas secas e grama (em pequenas quantidades).  cascas de arroz e vagem de feijão;

O que não pode ser...
tracking img