Processo de cimentacao de pocos de petróleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prospecção de petróleo
A descoberta de uma jazida de petróleo é uma tarefa que envolve um longo estudo e uma profunda análise dos dados geológicos e geofísicos para que se possa propor a perfuração de um poço. Visto que, não se pode prever a presença do petróleo e sim os locais mais favoráveis para encontrá-lo.

Logo, a interpretação dos dados integrados, obtidos na fase de prospecção, leva àescolha de estruturas passíveis de ocorrer HC. LOCAÇÃO → Projeção vertical na superfície do ponto mais favorável da estrutura para ser testado. Poço Estratigráfico → São poços exploratórios (tipos de formações) e quando ainda não se tem informações de subsuperfície. Poço Pioneiro → Quando os mapeamentos geológicos e geofísicos indicam estruturas favoráveis à acumulação de HC em subsuperfície. Poçode Extensão → Quando constatada a ocorrência de HC, eles têm a finalidade de verificar a continuidade da(s) camada(s) portadoras de petróleo, visando definir com mais precisão o volume descoberto.

38

Desenvolvimento (lavra) → Monta-se a infra-estrutura para a exploração comercial (produção) do(s) horizonte(s) produtor(es). Poços Explotatórios → São perfurados, dispostos numa malha regularpara a produção numa ou mais camadas portadoras de HC.

1. Métodos geológicos
Programa exploratório → Objetivos: • Localizar ESTRUTURAS FAVORÁVEIS • Determinar quais têm mais chances de conter HC
Áreas eliminadas Rochas ígneas e metamórficas Sedimentares de pouca espessura Sedimentares com estruturas desfavoráveis

Áreas promissoras Formações Sedimentares espessas com possibilidades deformar trapas

Ferramentas da geologia de superfície Aerofotogrametria - Fotografias aéreas tomadas em vôo com altitude, direção e velocidade constantes.
Mapas base ou topográficos

39

Fotogeologia - Determinação de feições geológicas através de fotografias aéreas. Identificação das estruturas geológicas através: da variação da cor do solo, da configuração de rios e do tipo drenagem da área.Dobras falhas e mergulhos

Interpretação fotogeológica onde são nítidas as feições de diferentes tipos de rochas. Outros meios: imagens de radar e de satélites → Onde as cores são ressaltadas com o objetivo de destacar as características específicas das rochas expostas na superfície.

Cadeia de montanhas no Irã e parte do Golfo Pérsico.
40

Geologia de subsuperfície É o estudo dos dadosgeológicos levantados em poços exploratórios para possibilitar a determinação das características geológicas das rochas. • Litologia - descrição rochas recolhidas em amostragens de calha durante a perfuração • Mapas estruturais - estudo das formações perfuradas e suas profundidades em relação a um referencial fixo. • Seções estruturais - construção de mapas para correlações com outros poços •Paleontologia - identificação e datação dos fósseis presentes em superfície e subsuperfície.

2. Métodos geofísicos
Geofísica → é o estudo da Terra usando medidas físicas tomadas na sua superfície. É o estudo dos fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais e sísmicos do planeta. Com instrumentos especiais e leis da Matemática, da Física e da Química é possível: → medir as forças queafetam a superfície, o subsolo e a atmosfera terrestre. → observar e calcular os movimentos do solo e do subsolo. → pesquisar a origem e a atividade dos vulcões, a curvatura do planeta e outras características geofísicas do globo. → detectar e medir a intensidade de terremotos e maremotos.
41

→ investigar a estrutura das formações rochosas e as propriedades físico-químicas dos mares.

Nemsempre é fácil estabelecer uma fronteira entre Geologia e Geofísica. A diferença fica, primariamente, no tipo de dados com os quais se manipula. → A Geologia envolve o estudo da Terra através de observações diretas de rochas que estão expostas na superfície ou de amostras retiradas de poços perfurados com esta finalidade e a conseqüente dedução de sua estrutura, composição e história geológica pela...
tracking img