Processo de armazenagem dos medicamentos na empresa unihealth

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
INSTITUTO UNA DE TECNOLOGIA – UNATEC

Curso Superior de Tecnologia em Logística 2°Período



Projeto Aplicado


Processo de Armazenagem dos Medicamentos na empresa Unihealth




Membros:
ALEXANDRE RODRIGUES DA SILVA
ALINE MARTINS FIRME
FERNANDO CERQUEIRA DE CARVALHO
GABRIELLE ROCHA BARROS
GLAUCIANE LACERDA SILVA
MOISÉS FENANDO DE FREITAS PORTORENATO ZORDAN STARLING
ROMUALDO FERNANDES
THAIS FERNANDES VIANNA

Professora Orientadora: Sandra Rosaria Alves da Silva



Belo Horizonte
Novembro/2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2
1.1 Contexto 2
1.2 Objetivos 2
1.2.1 Objetivo Geral 2
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
3 JUSTIFICATIVA E PERGUNTA 3
4 METODOLOGIA DA PESQUISA 3
5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS 3
5.1 Item 1..... 3
6CONSIDERAÇÕES FINAIS 4
REFERÊNCIAS 5

1 INTRODUÇÃO




1.1 Contexto

Quando pensamos em armazenagem, sua organização aparece como fator preponderante de sua existência, isso porque, a falta dela pode ocasionar situações que jamais podem ocorrer em uma empresa.

Quando o cliente quer adquirir um produto, no caso o medicamento ele o quer naquele momento, e para isso, o estabelecimento precisatê-lo em tempo e em lugar conhecido, nesse momento, nos remetemos a armazenagem e estocagem.

O produto procurado deve estar estocado de forma organizada e sistemática, para que seja encontrado de forma eficaz. Quando não existe um sistema claro de armazenagem e estocagem, preexiste um problema de circulação de mercadoria. Haverá desperdício de tempo para encontrar o produto desejado. Alémdisso, a maneira como foi armazenado deve ser eficiente a fim de não ocasionar eventuais danos às características físicas daquele produto.

O que a empresa não quer é a perda de venda, e a perda de um produto, mas é exatamente o que acontece quando não há um planejamento adequado de armazenagem, tanto em questões de localização quando em questões de características climáticas ou específica paradeterminado medicamento que exige condições especiais de armazenagem e estocagem. Outro fator que afeta os a necessidade de armazenagem e também estocagem é conhecido como demanda. Ela representa a quantidade de mercadoria que um cliente deseja e está disposto a comprar. A demanda é elemento básico e essencial para o cálculo do volume nos armazéns e estoques.



Faz-se assim necessária aexistência de uma equipe capacitada para gerenciar a entrada e saída dos medicamentos, em face da demanda daquela empresa. Isso porque a compra má realizada gera produto de baixo giro, resultando em perda de lucro, uma vez que o capital foi investido e não deu retorno em tempo para a empresa.

A organização dos armazéns também engloba seus custos. É sabido que os armazéns possuem um alto custo, assim, aeficaz administração do nível de estocagem é um fator de sucesso para a empresa.A equipe responsável por sua administração deve estudar seus custos, assim, o custo de capital, que se refere ao custo físico dos produtos, custos de armazenagem, que dizem respeito àqueles ligados ao espaço ocupado pelos medicamentos, além de outros referentes à armazenagem que porventura existam. Enfim, o custo totalé parte imprescindível à boa administração do mesmo.

Exige-se da equipe de logística uma boa capacidade de adequação do local existente com a demanda e preservação dos produtos, para que não prejudique os medicamentos sem nenhum tipo de dano. Ressalte-se ainda, que é a boa organização desse espaço que evita a ocorrência de eventuais perdas e furtos nesse ambiente.

Face aos problemas oraexpostos, o que iremos propor por meio desse Projeto, é a de um sistema eficaz de controle na armazenagem de medicamentos, que englobe todas as áreas afetas às problemáticas aqui descritas.

Este trabalho começou a ser analisado e construído em agosto, e sua primeira etapa finalizada em outubro do corrente, tendo como base a empresa Unihealth.


1.2 Objetivos





1.2.1...
tracking img