Processo de admissão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Processo de Admissão do Empregado
Vive-se em organizações, trabalho-se nelas e dependem-se delas para tudo o que é desenvolvido: finanças, saúde, educação, segurança, alimentação, vestuário, transporte, religião, entretenimento. O propósito de cada organização é prestar algum serviço, produto ou benefício à sociedade em geral e a cada cliente em particular desta maneira á medida que se tornabem sucedida tende a crescer aumentar suas operações e incrementar seus recursos, e na atualidade toda essa evolução fundamenta-se na utilização das competências. Os desafios que se apresentam para as organizações é, pois, manter-se competitiva no seu mercado de atuação, conciliando interesses, adotando uma postura de aprendizagem continua, respeitando as diferenças, identificando oportunidades ecompetências, sem , contudo descuidar do processo de humanização. O produto final é uma prioridade para as organizações, mas na atualidade a preocupação com as competências essenciais, de modo que a empresa seja reconhecida não apenas como um portfolio de produtos ou serviços, mas também como um portfolio de competências. Voltando o olhar para o processo seletivo calcado em competências nointuito de alavancar o processo de gestão de pessoas, tentar-se-á desvendar qual a influencia da variável competência nos processos seletivos. E também, quais as modificações surgidas com essa nova prática, como tem se comportado as organizações em detrimento a utilização das competências e as implicações surgidas na rotina do profissional da área de gestão. Mas dentro deste processo encontra-se aparte burocrática para a formalização da contratação desse funcionário e que será abordado nos dados abaixo.
Portfólio: Coleção de trabalhos já realizados de uma empresa ou de um profissional.
Recrutamento e Seleção:
 Recrutamento

Do recrutamento dependerá o sucesso no processo produtivo, ou seja, os recursos humanos. A sua preocupação básica é a preservação da boa imagem da empresa e aeficácia no alcance dos resultados esperado.O recrutamento poderá se utilizar de todos os meios possíveis para atingir, sensibilizar e atrair a mão-de-obra necessária e adequada às exigências especificas das empresas.
Este processo deverá sempre ser executado por profissionais experientes na área.

Os meios de recrutamento utilizados são:
* Anúncios em jornais;
* Anúncios em faculdades euniversidades;
* Anúncios em sites;
* Indicações;
* Banco de dados próprio;
* Agência e consultorias;
* E outros...
Interno:

É o interesse em aproveitamento dos recursos humanos disponíveis dentro da própria empresa. Teríamos então como resultados: promoções, transferências ou reaproveitamento que estimulam o clima de motivação e planejamento de carreira da empresa, ointeresse pelo bom desempenho estará sempre presente nos funcionários. Os meios utilizados para este tipo de recrutamento são:
* Mural;
* Circulares;
* Recomendações;
* Interesses próprios;
* Intranet;
* E outros...
Seleção

Permitirá escolher a pessoa mais adequada para a posição em aberto, dentre aquelas previamente recrutadas.
O selecionador é o cartão de visitasda empresa, sendo assim os candidatos deverão ter a melhor imagem possível, cientes de terem participado de um processo sério.
Os candidatos devem sempre ser tratados com respeito e consideração. 

O selecionador deve:
* Planejar o horário das entrevistas;
* Saber ouvir;
* Entender os questionamentos dos candidatos;
* Nunca adotar postura arrogante.
De acordo com o artigo 5º daCR/88 (Constituição da República Federativa do Brasil de 5 de outubro de 1988) e o artigo 373-A da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), não é permitido anúncio de emprego no qual haja referência quanto ao sexo, idade, cor ou situação familiar, ou qualquer palavra que possa ser interpretada como fator discriminatório, salvo quando a natureza da atividade assim o exigir.
Uma mudança na...
tracking img