Processo corrosivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO – UNIVAG
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: QUÍMICA TECNOLÓGICA































PRISCILA BRASIL DA SILVAVÁRZEA GRANDE – MT
NOVEMBRO/2012


INTRODUÇÃO
Em nosso dia-dia é comum encontrarmos diversos tipos de corrosão,1. CORROSÃO
A corrosão é definida como a deterioração de um material, geralmente metálico, em virtude da ação do meio ambiente quemodifica o material através de um processo espontâneo.
É comum vermos em nosso dia-dia diversos tipos de deterioração de materiais, mas geralmente não percebemos o quão importante é nosso aprendizadosobre tal processo, principalmente na área da engenharia que apesar de crescer constantemente ainda não tem resultados gratificantes e economicamente assessíveis para o fim da corrosão.
Oprocesso corrosivo pode caracterizar uma destruição total, parcial, superficial ou estrutural dos materiais através de um ataque eletroquímico, químico ou eletrolítico. E é através dessa definição quepodemos classificar a corrosão a termos químicos em três grupos: corrosão eletroquímica, corrosão química e corrosão eletrolítica. Que serão explicadas detalhadamente a seguir.



1 Tipos decorrosão


1 Corrosão Eletroquímica

A corrosão eletroquímica é um processo espontâneo e comum na natureza, pois para a sua ocorrência basta termos água em estado liquido, estando os metais emcontato com o oxigênio presente na água ou estando em um sistema de pilha.
“Em face da necessidade do eletrólito conter água líquida, a corrosão eletroquímica é também denominada corrosão emmeio aquoso. Nos processos de corrosão, os metais reagem com os elementos não metálicos presentes no meio, O2, S, H2S, CO2 entre outros, produzindo compostos semelhantes aos encontrados na natureza,...
tracking img