Processo contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APLICAÇÕES FINANCEIRAS - REGISTRO CONTÁBIL

As aplicações financeiras constituem-se num leque de investimentos com rentabilidade fixa ou variável, do tipo: Fundos de Investimento Financeiro (FIF), Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Letras Hipotecárias, etc.
O valor dessas aplicações classifica-se, no balanço:
No ativo circulante:
a) entre as disponibilidades, no caso de aplicações emmodalidades resgatáveis a qualquer momento, sem vinculação a determinado prazo, como é o caso dos Fundos de Investimentos Financeiros (FIF);
b) como investimentos temporários, se resgatáveis em prazo vencível até 12 meses após a data de aplicação.
No realizável a longo prazo:
a) no caso de aplicações financeiras resgatáveis em prazo vencível após 12 meses da data de aplicação.
CONTABILIZAÇÃODA APLICAÇÃO
Por ocasião da aplicação efetuamos o lançamento de transferência de numerário da conta banco conta movimento para a conta de aplicação correspondente ao tipo de aplicação efetuada.
APROPRIAÇÃO DO RENDIMENTO PELO REGIME DE COMPETÊNCIA
A apropriação do rendimento de aplicação financeira deve ser feita observando-se o regime de competência.
Assim, na data do balanço ou balancete, seexistir saldo de aplicação financeira a ser resgatado nos períodos seguintes, o rendimento proporcional auferido até essa data deverá ser registrado em conta de resultado do período, em contrapartida à conta de aplicação. 
Para maiores detalhamentos e exemplos de contabilização, acesse o tópico APLICAÇÕES FINANCEIRAS, no Guia Contábil On Line.
Depósito efetuado em estabelecimentos bancários, deinvestimento ou de créditos, com retorno denominado juros ativos que valorizam o capital.

chamado de aplicação financeira em finanças, Renda Fixa pode ser o nome do tipo de rendimento obtido por um investimento em títulos do mercado financeiro. Existe ainda a Renda Variável, proveniente da aplicação / investimento em títulos mobiliários de risco, como as ações e os fundos mútuos de ações.Aplicações financeiras são rendimentos tributados na fonte

Principais tipos de aplicações financeiras disponíveis no mercado?

As aplicações mais comuns no mercado financeiro são a Poupança, o Certificado de Depósito Bancário (CDB), o Recibo de Depósito Bancário (RDB) e os Fundos de Investimento.
Tema 2 avaliação de estoque
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES

O maior objetivo do custeio doestoque é a determinação de custos adequados às
vendas, de forma que o lucro apropriado seja calculado. Em adição ao fator
lucro, existe um número de outros fatores que influenciam as decisões relativas
à seleção dos métodos de custeio de estoque. A lista destes fatores, excluindo a
definição de lucro, incluiria:
. Aceitação do método pelas autoridades do Imposto de Renda;
. A parte prática dadeterminação do custo;
. Objetividade do método;
. Utilidade do método para decisões gerenciais.

Tema 3 principio básico da entidade e da competência:
REGIME DE COMPETÊNCIA CONTÁBIL
Equipe Portal de Contabilidade
O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem.
Por esteprincípio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
A COMPETÊNCIA é o Princípio que estabelece quando um determinado componente deixa de integrar o patrimônio, para transformar-se em elemento modificador do Patrimônio Líquido.
Da confrontação entreo valor final dos aumentos do Patrimônio Liquido - usualmente denominados "receitas"  -  e das suas diminuições - normalmente chamadas de "despesas" ou "custos" , emerge o conceito de "resultado do período": positivo, se as receitas forem maiores do que as despesas; ou negativo, quando ocorrer o contrário.
RECEITAS
As receitas consideram-se realizadas:
1 -  nas transações com terceiros,...
tracking img