Processo contabil empresa individual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSO CONTÁBIL EMPRESA INDIVIDUAL

PROCESSO CONTÁBIL EMPRESA INDIVIDUAL

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3
2 PROCESSO CONTÁBIL EMPRESA COMERCIAL ................................................4
2.1 APLICAÇÃOFINANCEIRA....................................................................................4
2.2 AVALIAÇÃO DE ESTOQUES................................................................................5
2.3 PRINCIO DA ENTIDADE E DA COMPETÊNCIA..................................................8
2.4 LEGISLAÇÃO CONTÁBIL......................................................................................8
3 CONCLUSÃO..........................................................................................................9
REFERÊNCIAS..........................................................................................................10



1. INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste na abordagem do processo contábil da empresa comercial e dispõe no primeiro tópico do desenvolvimento, sobre as formas de aplicações financeiras, sua contabilização e os rendimentosque incidem sobre ela, bem como o conceito de juros compostos. No segundo tópico a avaliação de estoque, discorrendo sobre o conceito de inventário periódico, inventário permanente, avaliação de ativos, incluindo custo histórico, custo histórico corrigido, custo corrente, custo corrente corrigido, valores de saída, etc. E os critérios de avaliação de estoque. No terceiro serão discutido osprincípios da entidade e da competência e por fim a Legislação contábil, descrevendo a função do CFC e CRC, abordando as normas contábeis e a obrigatoriedade de cumprimento pelo contador e pelas empresas além da forma de propaganda dos serviços contábeis que podem ser feitas sem ferir o código de ética profissional do contador.
Além disso, o trabalho tem como objetivo orientar os sócios eadministradores da Rian Airam Comercio de Equipamentos LTDA. Ao final do trabalho será apresentada uma conclusão com as considerações finais sobre o trabalho.

2. PROCESSO CONTÁBIL EMPRESA COMERCIAL
2.1 APLICAÇÕES FINANCEIRAS
As aplicações financeira podem ser feitas quando há disponibilidades de caixa, para que os numerários não fiquem engessados sem produzir rendimentos. Elas devem contabilizadasconsiderando os elementos utilizados na movimentação das contas da empresa, uma vez que os investimentos são oriundos de recursos financeiros maiores que o capital de giro, esses recursos geralmente são contabilizados nas contas Caixa e Bancos Conta Movimento. De acordo com Proença (2009) existem várias possibilidades de aplicações que podem ser feitas tanto no mercado financeiro quanto no mercado decapitais.
No balanço patrimonial os investimentos são classificados de acordo com o prazo de vencimento, se não representarem capital de outras sociedades, podem figurar no ativo circulante, se forem vencíveis no curso do exercício subseqüente ou de liquidez imediata, figurará no realizável a longo prazo caso tenha vencimento para período posterior ao exercício subseqüente. A classificação dostítulos representativos de capital de outras sociedades (ações ou quotas) no balanço patrimonial dependem da intenção da empresa para classificá-los no ativo circulante, realizável a longo prazo ou no imobilizado.
Ainda de acordo com o autor supracitado as aplicações de liquidez imediata, que são as de recursos financeiros feitas por poucos dias e tem a possibilidade de transformar em dinheiro aqualquer momento, devem figurar no balanço patrimonial no ativo circulante no subgrupo das disponibilidades. No caso de lançamento de contas desse tipo de aplicação o movimento é feito da seguinte forma: na aplicação do recurso debita-se na conta aplicação de liquidez imediata (ativo circulante) e credita-se na conta Bancos conta movimento (ativo circulante), no dia do resgate debita-se na conta...
tracking img