Processo construtivo em pavimento flexivel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos abordar acerca dos pavimentos, eles podem ser divididos basicamente em dois grupos: flexível e rígido.
Mas nós trataremos apenas sobre os pavimentos flexíveis que são aqueles que são revestidos com materiais asfálticos.

Ao desenrolar desse trabalho veremos como é feito o processo construtivo de um pavimento flexível: Quais são os materiais a ser usado parase construir um pavimento flexíveis. Como sabemos uma estrutura de pavimento flexível é composta geralmente de diversas camadas de materiais que podem acomodar esta flexão da estrutura é por isso que abordaremos acerca das camadas que a constituem, da drenagem e sinalização (segurança)

A nossa atenção neste trabalho foi focalizada a uma via que está situado no Município de Viana cuja suadesignação é a estrada da regedoria- viana.
Este Projeto de Execução da Estrada da Regedoria – no Município de Viana tem uma extensão de 3,800m que o Ministério do Urbanismo e Construção pretende levar a efeito, com o objetivo de infraestruturar, pavimentar e melhorar a rede de estradas secundária da Província de Luanda.

Esta estrada faz parte da rede viária da Cidade de Viana com início na Rua11 de Novembro junto a Igreja e terminando na Rotunda junto a Vila Chinesa. Esta via atualmente em terra batida e areia solta apresentam uma plataforma de largura variável com uma média de 14,0m, mas pontualmente com alguns constrangimentos provocados por construções.

1 - DEFINIÇÕES E CONCEITOS BÁSICOS

É de suma importância que antes de desenvolvermos a fundo o tema teremos que apresentaros conceitos básicos sobre o assunto a abordarmos.

Pavimento é uma Estrutura construída sobre a terraplenagem que tem como objetivos de:
- Resistir os esforços verticais oriundos do tráfego (Capacidade de carga)
-Melhorar condições de rolamento (conforto e segurança, Interação pneu-pavimento)
- Resistir esforços horizontais permitindo uma superfície de rolamento durável


Figura 1:tipo de estrutura de um pavimento flexível

2- CAMADAS DOS PAVIMENTOS FLEXÍVEIS

A NBR 7207 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1982) define as camadas constituintes dos pavimentos flexíveis como:

- Subleito é o terreno de fundação do pavimento ou do revestimento;

- Sub-base é a camada corretiva do subleito, ou complementar à base, quando por qualquer circunstância não sejaaconselhável construir o pavimento diretamente sobre o leito obtido pela terraplenagem;

- Base é a camada destinada a resistir e distribuir os esforços verticais oriundos dos veículos sobre a qual se constrói um revestimento;

- Revestimento é a camada, tanto quanto possível impermeável, que recebe diretamente a ação do rolamento dos veículos, que se destina, economicamente e simultaneamente à:
-Melhorar as condições do rolamento quanto à comodidade e segurança;
- Resistir aos esforços horizontais que nele atuam, tornando mais durável a superfície de rolamento.

A figura 2 ilustra as camadas que compõem a estrutura de um pavimento flexível, conforme a definição apresentada por Bernucci et al. (que considera o reforço de subleito). Nos subitens serão descritas essas camadas.

Figura 2:camadas que compõem um pavimento flexível

Regularização do subleito

São operações de corte ou aterro para conformar transversal e longitudinalmente a estrada. Engloba pista e acostamento com movimentos de terra máximo de 20 cm de espessura. Os principais serviços a serem executados são a busca da umidade ótima e a compactação até atingir 100% de densidade aparente máxima seca.

Reforço dosubleito

O reforço do subleito é executado sobre o subleito regularizado. As características do material a ser utilizado devem ser superiores ao do subleito e largura de execução desta camada é igual à da regularização ou seja (pista + acostamento).

Escavação, carga e descarga

Os tratores produzem o material na jazida e armazenam numa praça. As carregadeiras retiram o material da praça...
tracking img