Processo civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE DIREITO CIVIL ETAPA 1

CONTRATO DE DEPÓSITO

O deposito é um contrato que possui várias definições ao longo de leituras doutrinarias. No entanto, pode-se entoar que o deposito é um contrato por meio do qual um dos contraentes denominado depositário, recebe de outro, chamado depositante, um bem móvel, obrigando-se, pela própria natureza jurídica do contrato, a guarda-lo de formagratuita e temporária, com o escopo de restitui-lo posteriormente quando lhe for exigido o aludido bem. Conforme ART.627 pelo contrato de deposito recebe o depositário um objeto móvel para guardar ate que o depositante o reclame.

Espécies de depósitos voluntario: decorre de acordo das partes o deposito voluntario ART. 627 a 646 CC e é de acordo de vontades, ou seja, manifestação volitiva de ambospolos atraentes.

Espécies de deposito necessário: é imposto pela lei e dividido em deposito legal, deposito miserável e deposito do hospedeiro localiza-se entre ART. 647 a 652 CC.

O contrato de deposito pode ser gratuito sim ele é um contrato unilateral gratuito, real em regra intitui personae, entrega da coisa móvel corpórea pelo depositante ao depositário: obrigação de custodiareconstituição da coisa na ocasião ajustada ou quando reclamada.

1-conforme o ART.628 o contrato de deposito é gratuito, exceto se houver convenção em contrario, se resultante de atividade negocial ou se o depositário o praticar por profissão.

O contrato de mandato pode ser oneroso ele pode ser oneroso então ele será um contrato bilateral é real só se perfaz com a entrega da coisa é personalíssimo(confia-se no depositário) ex: deixar o cachorro no veterinário para tomar banho.

2-conforme ART.628 paragrafo único: Se o deposito for oneroso e a retribuição do depositário não constar de lei, nem resultar de ajuste será determinada pelos usos do lugar e, na falta desses por arbitragem.

Conforme ART.629 o depositário é obrigado a ter na guarda e conservação da coisa depositada o cuidado adiligência que costuma com que lhe pertence, bem como a restitui-la com todos os frutos e acrescidos, quando o exija o depositante.



Mencionar exemplos de contratos de depósitos onerosos e gratuitos.



Contratos depósitos onerosos: deixar carro no estacionamento, deixar cachorro veterinário para tomar banho, levar a roupa para a lavanderia, deixar a bagagem no aeroporto.Contratos de deposito gratuito: pegar as crianças na escola para um amigo, molhar as plantas para um vizinho, cuidar de um animal para um vizinho.



CONTRATO DE MANDATO

O mandato é um contrato personalíssimo, consensual, não solene em regra gratuito unilateral porque gera obrigações somente para o mandatário, podendo classificar-se como bilateral imperfeito . È um contrato porque resulta de umacordo de vontade a do mandante, ou outorgante que outorga a procuração e a do mandatário que a aceita.

Conforme Art. 653CC opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para em seu nome praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato nos termo do art. 653 o mandato é o contrato pelo qual alguém mandatário ou procurador recebe de outrem (mandante)poderes para em seu nome (no nome do mandante) praticar atos e administrar interesses.

O mandato é o contrato pelo qual uma pessoa confere a outros poderes para representa-la. O mandato é uma espécie de representação há três espécies de representação.

Representação legal (decorrente de lei, que ocorre em relação aos pais tutor e curador que representa seus filhos incapazes).

Representaçãojudicial (decorrente de nomeação por juiz, como, por exemplo, o inventariante e o sindico de falência).

Representação contratual (decorrente do contrato de mandato, em que a pessoa que confere os poderes o mandante é representada, e a pessoa que aceita o mandatário é o representante daquela).

A maioria dos atos pode ser praticada por meio de procurador (representante convencional) não se...
tracking img