Processo ceramico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Processos de produção de cerâmica para revestimento

Pode-se definir cerâmica de diversas formas como, por exemplo, a da Associação Nacional de Fabricante de Cerâmica para Revestimento– ANFACER.

“Cerâmica compreende todos os materiais inorgânicos, não-metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas.

Os materiais cerâmicos são fabricados a partir dematérias-primas classificadas em naturais e sintéticas. As naturais mais utilizadas indústrialmente são: argila, caulim, quartzo, feldspato, filito, talco, calcita, dolomita, magnesita, cromita, bauxito, grafita e zirconita. As sintéticas, incluem entre outras alumina (óxido de alumínio) sob diferentes formas (calcinada, eletrofundida e tabular e tabular); carbeto de silício e produtos químicosinorgânicos os mais diversos” (ANFACER, 2001).

Em outra definição simples, traduzida a partir do espanhol, o setor de cerâmica agrupa as indústrias que fabricam produtos a partir de substâncias inorgânicas que primeiro são moldadas e depois endurecidos por ação do calor. (Ministério de Industria y Energia, 1982, p.209).

A cerâmica de revestimento constitui um segmento da indústria de transformação,de capital intensivo. Tendo como atividade à produção de pisos e azulejos. Porém, o gênero de cerâmica é amplo e heterogêneo o que induz a dividi-lo em sub-setores ou segmentos em função de diversos fatores, como matérias-primas, propriedades e áreas de utilização (ANFACER,2001).

A classificação geral que se adota é a seguinte:

• Cerâmica vermelha -compreende aqueles materiais com coloraçãoavermelhada empregados na construção civil (tijolos, blocos, telha e tubos cerâmicos / manilhas) e também argila expandida (agregado leve), utensílios domésticos e adorno. As lajotas muitas vezes são enquadradas neste grupo e outras, em cerâmicas ou materiais de
revestimento.

• Cerâmica ou materiais de revestimento -compreende aqueles materiais usados na
construção civil para revestimentode paredes, piso e bancadas tais como azulejos, placas ou ladrilhos para piso e pastilhas.

Ainda podem ser considerados como pertencentes ao genêro cerâmico: materiais refratários; isolantes térmicos; abrasivos; vidros; cerâmica branca (louça sanitária; louça de mesa; isoladores elétricos; utensílios domésticos; cerâmica técnica para fins diversos, tais como: químico, elétrico, térmico emecânico); cimento, cal e cerâmica de alta tecnologia.

Na indústria de cerâmica de revestimento destacam-se dois tipos de processos produtivos, classificados de acordo com o processo de preparação da massa, como:

• Via seca – Utiliza as seguintes etapas: a) lavra; b) secagem; c) moagem a seco; d) conformação, decoração e queima. A secagem é realizada naturalmente, expondo-a ao sol.

As maioresvantagens desse processo são os menores custos energéticos e o menor impacto ambiental.

• Via úmida – Utiliza as seguintes etapas: a) mistura de várias matérias primas, como por exemplo argilas, matérias fundentes, talco, carbonatos, que são moídas e homogeneizadas em moinhos de bola, em meio aquoso; b) secagem e granulação da massa em “spray dryer” (atomizador); c) conformação, decoração equeima. A maior vantagem desse processo é não precisar esperar a secagem da argila pelo sol e por conseguir uma massa mais homogênea.

O processo pela via úmida, no Brasil, é utilizado mais na região Sul, no pólo cerâmico de Criciúma (SC), no Paraná e em São Paulo nos pólos de Mogi-Guaçu e da grande São Paulo. Na Espanha a maioria das fabricas, somente utiliza esse processo. No Brasil, esteprocesso normalmente a mistura da argila procura dar uma cor branca ou clara ao suporte da cerâmica; na Espanha a cor do massa é vermelha, detrminando sua cor final.

O processo pela via seca concentra-se no pólo de Santa Gertrudes, no Estado de São Paulo.

Nesse processo utilizam-se apenas argilas vermelhas, que vêm de rocha fresca, mais fundente, com as parcialmente alteradas, mais plástica,...
tracking img