processo ceramico revistimento

3178 palavras 13 páginas
0

PROCESSO PRODUTIVO DE PISOS E REVESTIMENTOS
CERÂMICOS DE MASSA VERMELHA ATRAVÉS DO
PROCESSO DE MOAGEM A SECO.
Integrantes
¹Paulo Josué Sereia ,
¹paulo@ceralpisos.com.br,

Resumo
Este trabalho tem como objetivo de descrever de modo simples o processo produtivo de pisos e revestimentos cerâmicos de massa vermelha através do processo de moagem a seco, a rapidez da produção ,a alta tecnologia no processo mais utilizado nas cerâmicas de pisos e revestimentos do polo cerâmico de santa Gertrudes, e importância da argila encontrada na região para o desenvolvimento do polo cerâmico. O trabalho foi dividido em oito processos principais na produção de pisos e revestimentos cerâmicos que são; Extração da argila, moagem da argila, prensagem, secagem, esmaltação, queima, classificação e embalagem.
Onde se concluiu que, devido a matéria prima encontrada na região disponibiliza um processo de fabricação barato e de alto rendimento.
Palavra-Chave
Pisos e revestimentos – Polo Cerâmico Santa Gertrudes – Moagem Via Seca – Argila .

1

Introdução
A região de Santa Gertrudes interior de São Paulo hoje conta com o maior polo cerâmico das Américas, com mais de reúne 47 cerâmicas do Estado de São Paulo, que juntas representam uma das maiores forças empresariais do Brasil. Responsáveis por 15 mil empregos diretos e, 200 mil empregos indiretos. Destas 47 cerâmicas, 34 estão localizadas no Polo Cerâmico de Santa Gertrudes, formado pelas cidades de: Limeira, Cordeirópolis,
Santa Gertrudes, Rio Claro, Ipeúna, Piracicaba e Araras. Como uma produção mensal de mais de 150.000.000 m² mês. O processo mais utilizado entre elas é o processo de moagem a seco, que constituem na retirada da matéria prima in natura e utilizada no processo cerâmico. Relativamente não existe um custo alto para as empresas da região, pois a manufatura da matéria prima tem baixo custo, diferente das empresas de massa branca e moagem viam úmidas.
Através desse trabalho de maneira

Relacionados

  • materiais ceramicos
    1660 palavras | 7 páginas
  • REVESTIMENTO CERÂMICO DE FACHADA
    13900 palavras | 56 páginas