Processamentos de pessego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Dentre outros, o estilo de vida urbano, baseado na praticidade e na falta de tempo e influenciado pela mídia, é um fator que trouxe alterações profundas na forma como as pessoas preparam e se relacionam com os alimentos.
O consumo de sucos de frutas no Brasil encontra-se em plena expansão em todas as regiões: O Brasil possui mais de 20 polos de fruticulturas distribuídos nasRegiões Norte (amazonas), Sul (frutas de climas temperado) e Nordeste (culturas irrigadas no Semiárido).
Este estudo visa apresentar dados recentes sobre o mercado de bebidas não alcoólicas, enfocando os sucos industrializados prontos para consumos e seus aspectos de produção, tecnologia, legislação, rotulagem, composição nutricional e sua influencia no contexto da alimentação saudável. A fruticultura,apesar de representar apenas cerca de 5% das Arias cultivadas no pais, é uma das atividades capazes de assegurar ao Brasil um percentual significativo de volume de produção a da sua pauta de exportação.
A evolução da industrialização de frutas no Brasil e no mundo aponta o caminho de agregação de valor. OS alimentos são processados por várias razões: para preservar e estender o prazo de validade,aumentar a digestibilidade, aumentar a biodisponibilidade de alguns nutrientes, melhorar a palatabilidade e a textura, preparar alimentos prontos para o consumo, eliminar microrganismo, inativa toxinas, remover partes não comestíveis, inibir fatores antinutricionais e criar novos tipos de alimentos.
As frutas processadas foram incorporadas a rotina das pessoas, em forma de sucos e polpas,conservas, produtos desidratados, água de coco, sorvetes, refrescantes, confeitos, drinques, néctar, refrescos, barras de cereais, cereais matinais, petiscos, dentre outros. A perspectiva de consumo mundial de alimentos nos países ricos deve se manter constante com poucas exceções, como o consumo de sucos, néctar, e drinques a base de frutas.
A produção de sucos prontos para consumo na Brasil começoude maneira incipiente nos anos de 1950, recebendo grandes impulsos e investimentos no inicio da década seguinte, quando fenômenos climáticos adversos geraram forte demanda por suco de laranja brasileiro nos Estados Unidos.

Revisão de Literatura

Os alimentos líquidos assumem importância porque as pessoas deixam de beber apenas água e passam a consumir produtos de maior valor agregado (CIPOLA).Ainda, um menor tempo disponível para o preparo dos alimentos em casa, devido ao crescimento do numero de famílias com duplos rendimentos e o trabalho da mulher fora do lar, além da praticidade, rapidez, durabilidade e boa aceitação do produto, criaram uma demanda por alimentos mais convenientes preparados.
O mercado de bebidas de tais produtos inclui refrigerantes, sucos, chás, energéticos eengarrafamento de água mineral (BOLETIM NEIT 2004). Dentre os principais segmentos de bebidas, destaca-se o interesse da sociedade pela comercialização de bebidas a base de frutas, como sucos e polpas de frutas nas suas mais diversas formas de apresentação (FOOD INGREDIENTS, 2003). Os sucos de frutas são consumidos e apreciados em todo o mundo, pigmentos, vitaminas, minerais e outros componentesimportantes. O motivo deste crescimento é a opção do consumidor por alimentos saudáveis e funcionais em função do culto e a boa forma.
Com um consumo per capita médio de 127litros?Ano de bebidas não alcoólicas, a América Latina apresentou um consumo total de mais 70 bilhões de litros: Brasil (35%), México (31%) e Argentina (12%) dividem a maior fatia do mercado, 78%. O consumo de bebidas nãoalcoólico a base de frutas na América Latina apresentou um montante de 3,1 bilhões de litros, sendo que 75% deste valor correspondem ao consumo de sucos e néctares (29 %) da América Latina, perdendo apenas para o México que apresenta 40% deste volume (REINOLD, 2003).
No Brasil, relata uma clara mudança de patamar do consumo de alimentos líquidos, refletindo o lançamento de novos produtos e uma...
tracking img