Processamentos de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Indece
Introducão
1-Processamento de dados
Conceito de processamento dos dados

Processamento de dados
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Processamento de dados consiste em realizar um processo sobre qualquer informação de entrada(input) com o objetivo de gerar uma saída aceitável ou próxima disso.

Em qualquer atividade humana, verifica-se que aresolução dos problemas consiste em uma série de tarefas, das quais as fundamentais são: decidir o que é e como fazer, e executar as operações. Nas atividades em que se emprega o computador, os homens tomam as decisões e a máquina as executa.

O computador é mais que um simples instrumento para resolução dos problemas. Hoje em dia, ele é amplamente utilizado para executar tarefas extensas e complexas que,se fossem feitas manualmente, exigiriam um tempo muito maior. Desse modo, o computador é um dispositivo que aumenta a gama de atividades que podem ser desenvolvidas pelo homem.

A todas atividades que, a partir de dados conhecidos através de processamento, conduzem a resultados procurados, com ou sem emprego de qualquer equipamento auxiliar, podemos denominar atividades como processamento dedados.

Há quem prefira denominar Processamento automático de dados (PAD), ou Processamento eletrônico de dados (PED) as atividades que utilizam a computação em seu processo.

No entanto, foi justamente o advento dos computadores que dinamizou de tal forma o tratamento das informações que, a partir daí, é que se vulgarizou a terminologia Processamento de dados; de modo que a essa denominação, seassocia, no presente, a idéia do emprego de computadores.

De modo geral, um processamento se realiza de acordo com o esquema abaixo :

A entrada (input). Se refere a algum dado de entrada do processamento, são valores onde o processo irá atuar. Como por exemplo , um arquivo enviado para um compressor de dados.

O processamento. É onde os dados de entrada serão processados para gerar um determinadoresultado. O computador executa o arquivo. (Outros exemplos: o cálculo salarial, uma complexa expressão matemática, ou até mesmo uma simples movimentação de dados ou comparação entre eles. No caso do processamento computadorizado esta tarefa é realizada por meio de um algoritmo escrito numa linguagem de programação que é compilado e gera o código de um programa responsável pelo processamento.

A saída(output). É simplesmente o resultado de todo o processamento, em todo processamento temos dados gerados como resultado, essas saídas, podem ser impressas na tela, em papel, armazenadas em um arquivo, ou até mesmo servir como entrada para um outro processo. O computador exibe os resultados obtidos na tela

O CONCEITO DE PROCESSAMENTO DE DADOS

Um computador é uma máquina (conjunto de parteseletrônicas e eletromecânicas) capaz de sistematicamente coletar, manipular e fornecer os resultados da manipulação de informações para um ou mais objetivos. Por ser uma máquina composta de vários circuitos e componentes eletrônicos, também é chamado de equipamento de processamento eletrônico de dados.

Processamento de Dados (tradução do termo inglês Data Processing) consiste, então, em uma série deatividades ordenadamente realizadas, com o objetivo de produzir um arranjo determinado de informações a partir de outras obtidas inicialmente.

A manipulação das informações coletadas no início da atividade chama-se processamento; as informações iniciais são usualmente denominadas dados.

Os termos dado e informação podem ser tratados como sinônimos ou como termos distintos; dado pode ser definidocomo a matéria-prima originalmente obtida de uma ou mais fontes (etapa de coleta) e informação, como o resultado do processamento, isto é, o dado processado ou "acabado".

A figura 1 mostra o esquema básico de um processamento de dados (manual ou automático), que resulta em um produto acabado: a informação.
.

Informação subentende dados organizados (segundo uma orientação específica)...
tracking img