Processamento paralelo de consultas sobre fragmentos virtuais de documentos xml

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 115 (28578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSAMENTO PARALELO DE CONSULTAS SOBRE FRAGMENTOS VIRTUAIS DE DOCUMENTOS XML

Carla Amaral de Sant’ Anna Rodrigues

Dissertação

de

Mestrado

apresentada

ao

Programa de Pós-graduação em Engenharia de Sistemas e Computação, COPPE, da

Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Engenharia de Sistemas eComputação.

Orientador(es): Marta Lima de Queirós Mattoso Vanessa Braganholo Murta

Rio de Janeiro Dezembro de 2011

PROCESSAMENTO PARALELO DE CONSULTAS SOBRE FRAGMENTOS VIRTUAIS DE DOCUMENTOS XML

Carla Amaral de Sant’ Anna Rodrigues

DISSERTAÇÃO SUBMETIDA AO CORPO DOCENTE DO INSTITUTO ALBERTO LUIZ DE COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA (COPPE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIODE JANEIRO COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM CIÊNCIAS EM ENGENHARIA DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO.

Examinada por:

________________________________________________ Profª. Marta Lima de Queirós Mattoso, D.Sc.

________________________________________________ Profª. Vanessa Braganholo Murta, D.Sc.

________________________________________________ Prof.Alexandre de Assis Bento Lima, D.Sc.

________________________________________________ Profª. Mirella Moura Moro, Ph.D.

RIO DE JANEIRO, RJ – BRASIL DEZEMBRO DE 2011

Rodrigues, Carla Amaral de Sant’ Anna Processamento paralelo de consultas sobre fragmentos virtuais de documentos XML / Carla Amaral de Sant’ Anna Rodrigues. – Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2011. XII, 105 p.: il.; 29,7 cm.Orientador(es): Marta Lima de Queirós Mattoso Vanessa Braganholo Murta Dissertação (mestrado) – UFRJ/ COPPE/ Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, 2011. Referências Bibliográficas: p. 84-88. 1. Processamento paralelo e distribuído de consultas ad-hoc. 2. Fragmentação virtual de dados. 3. Bases de dados XML. I. Mattoso, Marta Lima de Queirós et al. II. Universidade Federal do Rio de Janeiro,COPPE, Programa de Engenharia de Sistemas e Computação. III. Título.

iii

A Deus, por estar sempre ao meu lado.

iv

AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus por estar sempre ao meu lado, por me ajudar a chegar até aqui. Por dar-me forças para prosseguir, principalmente, quando achei que não era possível. Obrigada Senhor, pois sem Tua ajuda eu jamais teria conseguido. Aos meus pais, Sônia Amaral eCarlos Rodrigues, meus sinceros

agradecimentos por sempre acreditarem em mim e por me apoiarem nos momentos mais difíceis. Embora não estejamos juntos, obrigada por suas orações, pelas palavras de incentivo, pela preocupação contínua e por compreenderem a minha ausência em prol dos estudos. À Ana Luiza Ribeiro, com quem tenho convivido nos últimos três anos, meus sinceros agradecimentos peloapoio e incentivo constantes e, principalmente, pela tamanha paciência e compreensão diante do meu estresse em vésperas de prova, apresentações de trabalho e submissão de artigos. Obrigada pela companhia, por me ouvir nos momentos de grande preocupação e por seus conselhos, que sempre me ajudaram a manter a calma e seguir adiante. À Vanessa Carla Felipe Gonçalves, minha companheira e amiga de todasas horas, obrigada pelo apoio e incentivo, e por estar sempre presente nos momentos mais difíceis. Sou muita grata a Deus por sua amizade. Você me ajudou a seguir em frente. Sua perseverança é um exemplo para mim. Obrigada Daniel de Oliveira e Eduardo Ogasawara por compartilharem seus conhecimentos comigo e por todo o aprendizado que obtive com vocês ao longo destes anos. Ao Jonas Dias, obrigadapor toda ajuda para que eu pudesse realizar a validação experimental de minha dissertação. Obrigada pela paciência ao me explicar sobre as configurações e funcionamento do cluster e por toda a atenção ao responder minhas duvidas por e-mail. Muito obrigada, Jonas! Sem sua ajuda eu não teria conseguido. Às professoras Marta Mattoso e Vanessa Braganholo, meus sinceros agradecimentos pela excelente...
tracking img