Processamento de polimeros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSAMENTO DE POLÍMEROS
INTRODUÇÃO
 
O processamento de termoplásticos (polímeros que amolecem com a temperatura) passa normalmente por etapas que envolvem o aquecimento do material seguida de conformação mecânica. Vários métodos são usados na produção de peças plásticas como extrusão, moldagem por injeção, moldagem por sopro, calandragem, rotomoldagem, entre outros. Em seguida serãodescritos resumidamente dois desses métodos: moldagem por injeção e moldagem por sopro.
Moldagem Por Injeção
O processo de moldagem por injeção consiste essencialmente no amolecimento do material num cilindro aquecido e sua conseqüente injeção em alta pressão para o interior de um molde relativamente frio, onde endurece e toma a forma final. O artigo moldado é então expelido do molde por meio dospinos ejetores, ar comprimido, prato de arranque ou outros equipamentos auxiliares. Comparando-se com a extrusão, a moldagem por injeção apresenta-se como um processo cíclico. Um ciclo completo consiste das operações seguintes:
1-     Dosagem do material plástico granulado no cilindro de injeção.
2-     Fusão do material até a consistência de injeção.
3-     Injeção do material plásticofundido no molde fechado.
4-     Resfriamento do material plástico até a solidificação.
5-     Extração do produto com o molde aberto
Produtos sem defeito e propriedades otimizadas serão obtidos:
* Utilizando-se máquinas injetoras com suficiente capacidade plástica.
* Usando-se moldes bem projetados e bem acabados.
* Controlando-se a uniformidade e constância da temperatura eda pressão de injeção.
* Enchendo rapidamente, de forma racional, as cavidades do molde.
* Resfriando a massa plástica das cavidades com os devidos cuidados, afim de  evitar-se produtos distorcidos ou com tensões internas.
O material plástico, injetado, como todo qualquer outro material, (exceto a água) passando do estado líquido (ou pastoso) para o estado sólido, sofre uma contraçãovolumétrica que pode gerar peças defeituosas.
Pode-se evitar este inconveniente, mantendo-se elevada pressão durante o resfriamento. Tal pressão de sustentação é produzida pelo parafuso da extrusora.
Desta maneira pode-se obter produtos sem defeitos comumente verificados, tais como bolhas e rechupes (defeitos na solidificação do material).
Condições de Moldagem
A moldagem só pode sersatisfatória se houver observância correta da influência das seguintes variáveis que influem sobre a moldagem por injeção:
* Pressão de injeção: Varia de maneira ampla conforme o tipo de molde ou de máquina. Em geral, deve-se procurar o uso do mínimo de pressão, para a obtenção de artigos moldados, livres de defeitos internos e superficiais. Um excesso de pressão provoca, em geral, escape de materialpelas juntas.
* Temperatura do cilindro: A temperatura é responsável pela  plastificação correta ou não de material, e a temperatura do material depende não só da temperatura do cilindro, como também da velocidade com que o material passa através dele. Um aquecimento uniforme do material depende, em suma, de um correto controle da temperatura do cilindro de aquecimento e do controle rigorosodo tempo e duração do ciclo.
* Tempo do ciclo: Deve ser o mínimo do ponto de vista econômico, porém deve estar também nos limites estabelecidos para a boa qualidade do objeto moldado. A velocidade de injeção é governada fundamentalmente pela viscosidade do material (logo, pela temperatura interna), pela pressão do prato e pelo mínimo de restrições oferecidas ao fluxo de material ao longo de seucaminho.
* Temperatura do molde: Uma temperatura constante do molde, abaixo do ponto de amolecimento do material, é o objetivo do produtor, e isto, em geral é obtido por circulação de um fluido em temperatura constante através dos canais do molde.
Tipos de prensas de injeção
Algumas injetoras de pistão são equipadas com um dispositivo de dosagem que permite fornecer ao  cilindro a...
tracking img