Processamento de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos da Informática
PROCESSAMENTO DE DADOS I - FUNDAMENTOS

1

A) CONCEITO DE INFORMÁTICA - é a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação. B) PROCESSAMENTO DE DADOS 1) Conceito Processamento de dados é a transformação de informações. Quando se emprega um computador, o homem toma as decisões e a máquina as executa. O computador é um instrumento cuja capacidadevai além de resolver simples problemas, uma vez que é largamente utilizado na execução de uma série de tarefas complexas, proporcionando economia de tempo e aumentando a gama de atividades que podem ser desenvolvidas pelo homem. “As atividades que, a partir de dados conhecidos, através de processamento, produzem resultados procurados, com ou sem emprego de qualquer equipamento auxiliar, podemosdenominar atividades de processamento de dados.” Quando se utiliza computador para realizar as atividades acima descritas, utiliza-se a denominação de Processamento Automático de Dados (PAD) ou Processamento Eletrônico de Dados (PED). Foi o advento dos computadores que dinamizou o tratamento das informações, que popularizou a terminologia Processamento de Dados; de modo que hoje se associa a idéiaao emprego de computadores.

Onde: Entrada Processamento

  

ler ou receber os dados (informações); operações que transforma os dados iniciais em resultados específicos;

Saída

liberação dos dados (informações) processados, ou seja, resultado do processamento.

Fundamentos da Informática
C - CONCEITOS BÁSICOS

2

Dados (data) - Elementos conhecidos em um problema.Normalmente servem de base à solução de outros problemas. Informações factuais (baseadas em fatos) armazenadas em meios magnéticos, que podem ser usadas para a realização de cálculos ou apoio a decisões. Ex.: nº 5 Ex.: Rua de um endereço Informação - Conjunto estruturado de dados. Ex.: 5 + 4 = 9 Ex.: endereço completo Instrução: (statement) comando que define uma operação a ser executada. Processamento:(processing) a execução das instruções de um programa pela CPU, submetendo os dados a algum tipo de transformação. Ex.: Classificação de dados, seleção de dados de acordo com um critério, ou a realização de cálculos matemáticos. Processamento de Dados Manual: • Usa no máximo a máquina de escrever, ou máquina de cálculo; • Sujeito a erros de cálculos e manipulação de dados; • Lento, criativo. • Ex.:procura de nome na lista telefônica. Processamento Automático de Dados (PAD): • Auxílio de equipamentos especiais; • Executa tarefas pré-definidas até chegar ao resultado. • Ex.: fábrica de refrigerantes. Processamento Eletrônico de Dados (PED): • Computador; • Velocidade e segurança de resultados certos; • Grande capacidade de memória. • Ex.: Folha de pagamento. Tipos de Processamento Eletrônicode Dados Processamento em Lote ou Processamento em Batch Consiste na execução de programas sem interação do usuário durante o processamento. Iniciado o serviço, esse é processado continuamente até o término do lote, sem que o usuário tenha acesso a ele durante o processamento. Ex.: Compensação bancária. Processamento On-Line São programas projetados para operar de maneira interativa com o usuário eoutros computadores. A entrada de dados é feita “em linha” (on line) e seu processamento é executado em seguida. Ex.: controle de estoque de almoxarifado.

Fundamentos da Informática

3

Processamento em tempo Real Quando o sistema on line consegue processar dados com velocidade igual à ocorrência, ou seja, no momento em que o dado é informado ao sistema ele é processado. Ex.: Sistema dereservas de passagens aéreas. Processamento Monousuário É a estrutura mais simples do processamento, no qual um só programa é executado de cada vez, seja batch ou on line, para um só usuário. Ex.: MS-DOS. Processamento Multitarefa É a estrutura que permite a execução concorrente ou simultânea de múltiplos programas por um único computador. Ex.: OS/2, Windows 9x, Windows ME, Windows 2000, Windows...
tracking img