Processadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etec Centro Paula Souza

Processadores

Nome: Caio,
Daiane,
Fernando,
Jeferson,
João Pedro,
Rangel.

Vargem Grande do Sul

22 de Maio de 2012

Introdução
O processador é a peça fundamental dos computadores. Esse componente é responsável por carregar e realizar as operações aritméticas e lógicas de que os programas de computadores fazem uso.
Passoumuito tempo para que chegássemos aos modelos atuais de processadores. Demoramos também para entender como uma CPU funciona. Antes os softwares eram criados especificadamente para ter um em cada maquina um diferente do outro. Por incrível que pareça isso não chegava a ser uma barreira, pois a produção de software ainda era pequena e não existiam muitos programas.
Os primeiros computadores dadécada de 50 eram diferentes se comparados aos de hoje: eles não armazenavam programas.
O inicio que teve seu desenvolvimento inicial em 1993, tinham o plano de armazenamento de software em seu interior, mas para dar agilidade no lançamento da maquina, essa ideia acabou ficando pra trás. Dessa forma o Eneac tinha que ser modificado fisicamente cada vez q uma tarefa diferente fosse executado. Cabosdeveriam ser reposicionados, chaves ligadas ou desligadas e um novo programa a ser carregado. Era dessa forma que o processamento em si era realizado.
John Von Neumann em 1945 publicou a ideia de uma unidade central de processamentos capaz, de executar diveras tarefas.
Durante a década de 50 a organização interna dos computadores começou a ser repensada. Esse foi o momento em que os processadorescomeçaram a ganhar funcionalidades básicas como registradores de índices, operandos imediatos e detecção de operadores inválidos.
Na década de 60, a IBM desenvolveu uma nova abordagem: reorganizou e criou uma família de computadores que poderiam executar o mesmo software com poder de processamento e preços diferentes. Com isso os programas não seriam mais dependentes de maquina, mas compatíveisentre todos os modelos.
A IBM acabou criando um computador virtual conhecido como System/360 ou simplesmente S/360. Podemos pensar nesse sistema como um conjunto de instruções e capacidades que todos os computadores da família S/360 teriam em comum.

Processadores Modernos
Os processadores antigos eram compostos por módulos interconectados entre si. A partir da década de 70 eles ganharam CPU’sdesenvolvidos em circuitos integrados e em um único chipe de silício.
Geração Pré-x86
O primeiro microprocessador surgiu em 1971 ele operava com o clock maximo de 740 KHz, calculando 92 mil instruções por segundo, a cada instrução se gastava 11 microssegundos.
Em 1972 após o 4004 a Intel lançou o 8008 com clock de frequência 0,8 MHz, barramento externo de 14 bits, CPU de 8 bits , com capacidadede endereço 16KB de memória. Sendo substituído em 1974 pelo 8080 capaz de executar operações de 16 bits (usado no controle de mísseis guiados), com o clock limite de 2MHz, capaz de realizar centenas de milhares de operações por segundo e endereçar até 64 KB de memória.
A família x86 de 16 bits
O nome x86 veio depois do Intel 8086 que também terminava em “86” que foram lançados em 1978 e pelaprimeira vez o clock alcançava 5 MHz em velocidade e instruções reais de 16 bits. Essa mesma arquitetura ainda é usada como base.
No mesmo ano foi lançado o 8088 com barramento externo 8 bits, com registradores de 16 bits de endereçamento de 1 MB ( chip utilizado no IBM PC original)
A Intel desenvolveu os modelos 80186 e 80188, para serem usados em sistemas embarcados. Com o Intel 80286 lançado em1982, o processamento chegou ao patamar de 6 e 8 MHz.
Ao romper à barreira de processamento as empresas AMD e Harris corporation chegaram a 25 MHz.
CPU’s de 32 bits (x86-32)
A arquitetura x86 de 32 bits usado até hoje em vários computadores. Com exceção de 64 bits e aqueles de arquiteturas ARM, todos os outros são herdeiros das características dessa geração.

Os famosos 386 e 486...
tracking img