Processadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:

Em 1971, a Intel apresentou o primeiro microprocessador do mundo, o qual causou uma revolução nos computadores pelo mundo. Quase 75% dos computadores pessoais em uso no mundoatualmente, são baseados na arquitetura de microprocessadores Intel.

Atualmente a Intel fornece "chips", módulos, sistemas e softwares para a indústria de computadores pessoais, os quais são os ingredientesda maioria das arquiteturas de computadores pessoais. Estes produtos auxiliam a criação de avançados sistemas computacionais, para os usuários de computadores.
O que é um Microprocessador?

Ummicroprocessador é um circuito integrado, montado em um minúsculo pedaço de silício. Ele contém milhares ou até milhões de transistores, os quais estão ligados entre si através de fios superfinos dealumínio. Os transistores trabalham juntos para manipular dados, por essa razão que os microprocessadores podem realizar uma grande variedade de tarefas e funções. A tarefa mais comum realizada pelosmicroprocessadores é servir de "cérebro" para os computadores.

HISTÓRICO:

O primeiro microprocessador Intel, foi o 4004, lançado em 1971 e o mais atual é o Pentium®II, de um modelo ao outro, existeuma grande quantidade de microprocessadores, os quais veremos apenas à partir do 8086, conforme segue:
8086-8088 -Foi lançado em 1978, e tornou-se o pivô de vendas da nova divisão de computadorespessoais da IBM, sendo o 8088, considerado o "cérebro" do produto chamado IBM-PC. O sucesso do 8088 introduziu a Intel no ranking da Fortune 500 da revista Fortune, a qual nomeou a Intel como "Triunfo deNegócio dos anos 70".

O 286, também conhecido com 80286, lançado em 1982, foi o primeiro microprocessador fabricado pela Intel, que teve a capacidade de rodar todos os softwares escritos para o seuantecessor. Esta compatibilidade de software foi usada como estratégia de marketing dos microprocessadores Intel, com isso, após seis anos, existiam cerca de 15 milhões de computadores baseados em...
tracking img