Processadores risc x processadores cisc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Processadores RISC X Processadores CISC

Introdução

Sempre houve uma grande polêmica em torno de qual dessas plataformas é melhor. Na verdade, você já deve ter ouvido muito boatos como "Os Macssão mais rápidos por que tem chips RISC" ou algo do gênero. O objetivo deste artigo é falar um pouco sobre as duas plataformas e como elas coexistem atualmente.

Um processador CISC (ComplexInstruction Set Computer, ou "computador com um conjunto complexo de instruções"), é capaz de executar várias centenas de instruções complexas diferentes, sendo extremamente versátil. Exemplos deprocessadores CISC são o 386 e o 486.

No começo da década de 80, a tendência era construir chips com conjuntos de instruções cada vez mais complexos. Alguns fabricantes porém, resolveram seguir o caminhooposto, criando o padrão RISC (Reduced Instruction Set Computer, ou "computador com um conjunto reduzido de instruções"). Ao contrário dos complexos CISC, os processadores RISC são capazes deexecutar apenas algumas poucas instruções simples. Justamente por isso, os chips baseados nesta arquitetura são mais simples e muito mais baratos. Outra vantagem dos processadores RISC, é que, por terem ummenor número de circuitos internos, podem trabalhar a freqüências mais altas. Um exemplo são os processadores Alpha, que em 97 já operavam a 600 MHz.

Pode parecer estranho que um chip que é capazde executar algumas poucas instruções, possa ser considerado por muitos, mais rápido do que outro que executa centenas delas, seria como comparar um professor de matemática com alguém que sabe apenasas quatro operações. Mas o que acontece, é que um processador RISC é capaz de executar tais instruções muito mais rapidamente. A idéia principal, é que apesar de um processador CISC ser capaz deexecutar centenas de instruções diferentes, apenas algumas são usadas freqüentemente. Poderíamos então criar um processador otimizado para executar apenas estas instruções simples que são usadas mais...
tracking img