Processadores core

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Processador Core

CARACTERISTICAS

O Intel core duo é um processador fabricado pela Intel usando a tecnologia Napa, sendo composto por dois processadores num só chip de silício, diferente do Core anteriormente lançado, que apenas simula um um duplo processamento dentro do mesmo núcleo.

Multinúcleo (múltiplos núcleos, do inglês multicore) consiste em colocar dois ou mais núcleos deprocessamento (cores) no interior de um único encapsulamento (um único chip). O sistema operacional trata cada um desses núcleos como um processador diferente. Na maioria dos casos, cada unidade possui seu próprio cache e pode processar várias instruções simultaneamente. Adicionar novos núcleos de processamento a um processador (único encapsulamento) possibilita que as instruções das aplicações sejamexecutadas em paralelo, como se fossem 2 processadores distintos.
Os dois núcleos não somam a capacidade de processamento, mas dividem as tarefas entre si. Por exemplo, um processador de dois núcleos com clock de 1.8 GHz não equivale a um processador de um núcleo funcionando com clock de 3.6 Ghz.
O surgimento dos processadores multinúcleo ou multicore (como é popularmente conhecido), tornou-senecessário principalmente devido a missão cada vez mais difícil de resfriar processadores singlecore (processadores de apenas um núcleo) com clocks cada vez mais altos; devido a concentração cada vez maior de transistores cada vez menores em um mesmo circuito integrado. E além dessa e outras limitações dos processadores singlecore, exite a grande diferença entre a velocidade da memória e doprocessador, aliada à estreita banda de dados, que faz com que aproximadamente 75 por cento do uso do microprocessador seja gasto na espera por resultados dos acessos à memória.
.

DescriçãoNa maioria dos processadores de mais de um núcleo, cada núcleo possui seu próprio cache e alguns casos realizam acesso direto e independente à memória principal; possibilita-se, assim, que as instruções de aplicaçõessejam executadas em paralelo, ou seja, cada processador realiza os cálculos de que é requisitado concorrentemente com o outro, ganhando desempenho.
Outra vantagem do processamento em paralelo é a capacidade de cada processador ficar responsável pela execução de um aplicativo, como por exemplo, quando o usuário está executando algum arquivo de som e ao mesmo tempo executando a varredura doantivírus.
A diferença desse processamento paralelo e do até então usado nos processadores singlecore pode ser visto nas figuras abaixo; observe o gargalo (bottleneck ) criado pelos aplicativos executados simultaneamente no singlecore, e como ele desaparece na figura com os dois núcleos (cores).

Bottleneck: Ponto de estrangulamento, gargalo ou restrição é uma designação do componente que limita odesempenho ou a capacidade de todo um sistema, que se diz ter um estrangulamento. Trata-se de uma derivação metafórica do gargalo de uma garrafa, na qual a velocidade de saída do líquido é limitada pela dimensão do gargalo.)

ArquiteturaCom o surgimento dos multicores tornou-se necessário algumas adaptações a nível de arquitetura para o melhor aproveitamento dos seus núcleos, e as primeiras a seremfeitas tem como objetivo melhorar o paralelismo a nível de threads e assim criar uma arquitetura que propicie o chamado paralelismo ao nível do chip.
Algumas vantagens da arquitetura são: a melhor localização dos dados em se comparando com outras arquiteturas de multiprocessamento; a melhor comunicação entre as unidades e o número reduzido de quantidade de espaço e energia necessários.
Aarquitetura é geralmente um SMP, ou seja, um multiprocessamento simétrico; implementado em um circuito VLSI - Very Large Scale Integration. Essa é uma arquitetura onde dois ou mais processadores idênticos são ligados a uma única memória principal. Porém ao SMP existem outras alternativas de se criar uma arquitetura com variantes para o tratamento da memória ou até mesmo a comunicação entre os diversos...
tracking img