PROCESSADOR I5 3570 3.4GHz

3715 palavras 15 páginas
SCIENTIA PLENA

VOL. 6, NUM. 3

2010

www.scientiaplena.org.br

Sustentabilidade Urbana: Raízes, Conceitos e Representações
C. F. R. Silva1 & M. A. M. Vargas2
1

Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe.
2
Núcleo de Geografia da Universidade Federal de Sergipe. sp.arquitetura@hotmail.com Na busca da sustentabilidade urbana se faz necessário o entendimento das bases históricas nas quais nossas cidades se desenvolveram, para tanto é de suma importância o esclarecimento dos variados conceitos com que a sustentabilidade das cidades é entendida e de que forma esses conceitos são representados pelas diferentes esferas da sociedade.
Palavras–chave: sustentabilidade urbana, espaço urbano, meio ambiente.

In search of urban sustainability is necessary to understand the historical foundations on which our cities have developed, for this is very important to clarify the various concepts with which the sustainability of cities is perceived and how these concepts are represented by different spheres society.
Keywords: urban sustainability, urban space, environment.

1. INTRODUÇÃO

A cidade pode ser entendida como um ecossistema, considerando o conceito em seu sentido amplo, uma unidade ambiental, dentro da qual todos os elementos e processos do ambiente são inter-relacionados e interdependentes, de modo que uma mudança em um deles resultará em alterações em outros componentes.
Assim como os ecossistemas naturais, as cidades possuem suas próprias características energéticas e assim como em outros ecossistemas existe a dependência pela obtenção de energia, essa, responsável pela produtividade, diversidade e complexidade de todo e qualquer ecossistema.
A principal fonte de energia na maioria dos ambientes naturais é a solar. O sol atinge as áreas urbanas, mas a produção é baixa, pois estas dependem diretamente da quantidade de áreas verdes, que é comparativamente pequena. A

Relacionados