Procedimentos de uma pa e higienização das mãos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Procedimentos de Aferição de uma PA
1º Explicar o procedimento ao paciente, orientar que não fale e deixar que descanse por 5 a 10 minutos em ambiente calmo, com temperatura agradável. Promover relaxamento para atenuar o efeito do avental branco.
2º Certificar-se de que o paciente não está com a bexiga cheia, não praticou exercícios físicos há 60-90 minutos, não ingeriu bebidas alcoólicas(café, alimentos) ou fumou até 30 minutos e não está com as pernas cruzadas.
3º Utilizar manguito de tamanho adequado ao braço do paciente, cerca de 2 a 3 cm acima da fossa antecubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria branquial. A largura da bolsa de borracha deve corresponder a 40% da circunferência do braço e o seu comprimento envolver pelo menos 80%.
4º Manter o braço do pacientena altura do coração, livre de roupas, com a palma da mão voltada para cima e cotovelo ligeiramente fletido.
5º Posicionar os olhos no mesmo nível da coluna de mercúrio ou do mostrador do manômetro aneroide.
6º Palpar o pulso radial e inflar o manguito até seu desaparecimento, para a estimativa do nível da pressão sistólica; desinflar rapidamente e aguardar um minuto antes de inflar novamente.7º Posicionar a campânula do estetoscópio suavemente sobre a artéria branquial na fossa antecubital, evitando compressão excessiva.
8º Inflar rapidamente, de 10 em 10 mmHg, até ultrapassar de 20 a 30 mmHg, o nível estimado da pressão sistólica. Proceder a deflação, com velocidade constante inicial de 2 a 4 mmHg por segundo. Após identificação do som que determina a pressão sistólica, aumentara velocidade para 5 a 6 mmHg para evitar congestão venosa e desconforto para o paciente.
9º Determinar a pressão sistólica no momento do aparecimento do primeiro som (fase I de Korotkoff), seguido de batidas regulares que se intensificam com o aumento da velocidade de deflação. Determinar a pressão diastólica no desaparecimento do som (fase V de Korotkoff). Auscultar cerca de 20 a 30 mmHg abaixodo último som para confirmar seu desaparecimento e depois proceder a deflação rápida e completa. Quando os batimentos persistirem até o nível zero, determinar a pressão diastólica no abafamento dos sons (fase IV de Korotkoff), anotar valores da sistólica/diastólica/zero.
10º Registrar os valores das pressões sistólica e diastólica, completando com a posição do paciente, o tamanho do manguito e obraço em que foi feita a medida. Não arredondar os valores de pressão arterial para dígitos terminados em zero ou cinco.
11º Esperar 1 a 2 minutos antes de realizar novas medidas.
12º O paciente deve ser informado sobre os valores obtidos da pressão arterial e a possível necessidade de acompanhamento.
Causas Relacionadas ao Equipamento
* Aparelhos descalibrados ou inadequadamente calibradosou testados.
* Defeitos do esfigmomanômetro:
* Orifício de ar obstruído,
* manguito incompletamente vazio,
* tubulação defeituosa,
* istema de inflação ou válvula de escape,
* mercúrio insuficiente no reservatório
* indicador zero errado.
* Estetoscópio danificado.
* Tamanho da braçadeira em desacordo com o do braço.
Ao Examinador:
* Braço da vítima semapoio dão pressões falsamente altas.
* O examinado posiciona o instrumento ao nível acima ou abaixo do coração ou comprime o estetoscópio demasiadamente firme sobre o vaso.
* Mãos do examinado e equipamento frios provocam aumento da pressão sangüínea.
* Interação entre examinado e examinador pode afetar a leitura da pressão arterial.
Higienização das Mãos
FUNÇÕES DA PELE
*Proteger órgãos internos
* Auxiliar na regulação térmica
* Promover barreira contra substâncias externas/microorganismos
* Excretar água e eletrólitos
* Estocar gordura
* Promover percepção tátil
TRANSITÓRIA : Microorganismos adquiridos por contato direto com o meio ambiente, contaminam a pele temporariamente.
RESIDENTE: Microorganismos que vivem e se multiplicam nas...
tracking img