Procedimentos basicos para organizacao de estudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Para que os seus estudos produzam os resultados necessários e esperados, eles precisam de organização e método. Como, aliás, tudo em nossa vida.
Discutiremos alguns aspectos básicos dessa organização que – dada a correria da vida moderna – torna-se cada vez mais necessária para otimizar o pouco tempo disponível para os seus estudos e todas as atividades deles decorrentes como trabalhos,apresentações, seminários, etc.
Organização dos estudos
Tudo na vida depende de organização. Se observarmos um formigueiro, uma colmeia, a produção de um bem ou serviço, a realização de um tratamento médico, de uma operação policial, perceberemos em tudo a necessidade de organização.
Assim é o conhecimento acadêmico.
Para ser produzido e difundido, precisa de organização, de método.
A partir daqui,começamos uma breve caminhada – que também terá um método – para descobrirmos os principais aspectos da produção do conhecimento acadêmico.
Para isso, como veremos, é necessário estabelecer alguns procedimentos de organização de nossa vida escolar.
Procedimentos básicos para organização
3.1) Consciente do próprio papel
Em primeiro lugar, é de fundamental importância que se conscientize do papelespecial que tem a organização no processo de construção do conhecimento, em especial no nível universitário.
Essa afirmação é ainda mais verdadeira quando se realiza um processo como esse do Ensino à distância.
Claro que isso não exclui o papel do professor que continua a ser importante na construção do conhecimento; mas a partir de agora, muito mais como um ator coadjuvante do que com umpapel principal
3.2) Elaborar um plano de estudos
Em segundo lugar, o estudante deve empenhar-se em elaborar um plano de estudo que atenda às suas características individuais e, ao mesmo tempo, reconheça as necessidades que o conhecimento que ele busca construir demandam.
Para isso, ele deve apropriar-se dos instrumentos – teóricos e práticos – que precisa para realizar o seu trabalho.
Veja umexemplo de plano de estudos:
Exemplo de Plano de estudos:
* Horário do Trabalho: 12h às 18h.
* Horário das aulas: 19h às 22h40min.
* Horário disponível para estudo: 9h às 11h às segundas, quartas e sextas
* Horário adicional disponível para estudo: sábados e domingos das 15 às 18h.
* Tabela com exemplo de grade curricular foi anexa, pois não consegui colar no Power PointRevisão das aulas e dos registros feitos e novas anotações:
* Segunda-feira: 09h às 10h – Comunicação e Mercado e 10h às 11h – Língua Portuguesa.
* Quarta-feira: 09h às 10h – Fundamentos do Conhecimento Social e 10h às 11h – Introdução ao Jornalismo.
* Sexta-feira: 09h às 10h – Comunicação e Mercado e 10h às 11h – Realidade Sócio-histórica Regional.
Obs: Note que foi colocadosempre uma matéria de 40 h com uma matéria de 80 h que, normalmente, terá maior carga de estudos.
* No horário adicional de sábados e domingos, você pode, ao longo do período regular do semestre, realizar leituras adicionais indicadas pelo seu professor, leituras de revistas científicas de sua área, livros da bibliografia básica ou complementar de cada disciplina.
* A partir do momento em queos trabalhos, bimestrais ou semestrais, forem marcados e que as provas estiverem se aproximando, você utiliza esse horário adicional para a produção dos trabalhos e/ou revisão para as provas.
Dica importante: A leitura e o estudo são hábitos que podemos adquirir. Se você não está acostumado a utilizar tantas horas para o estudo, pode começar com um plano de estudos mais modesto. Comece com meiahora por dia e aumente o tempo até atingir o grau necessário.
Observação interessante: Essa carga horária não é um limite. É apenas uma sugestão. Você terá que adequá-la à sua disponibilidade, capacidade, necessidade e todas as outras interveniências. Em alguns momentos, uma carga horária muito maior pode ser necessária; já em outros, você pode reduzir um pouco o ritmo. O importante é criar um...
tracking img