Procedimento uso de Equipamento de Elevação e Tranaporte - Empilhadeira

1227 palavras 5 páginas
RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA / MEIO AMBIENTE
CONDIÇÕES / MATERIAIS NECESSÁRIOS
Cinto de segurança tipo abdominal disponível no equipamento.
Demais EPI´s conforme Ordem de Serviço/APA/PPRA.

Crachá de Identificação
Certificado de Treinamento

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Este procedimento tem como objetivo estabelecer regras quanto à operação/manutenção/inspeção do equipamento de elevação e transporte (empilhadeira). Garantindo um uso racional e seguro dos equipamentos, preservando dessa forma o próprio equipamento, o condutor e tudo que esteja ao seu redor.

Definições

1. Equipamentos de Elevação e Transportes - Equipamento Empilhadeira - utilizado para conduzir, içar ou levar de um lugar para o outro, diversos tipos de materiais.

2. Operador de Equipamentos de Elevação e Transporte Motorizado - Colaborador habilitado e autorizado através de treinamento teórico e prático, para dirigir e/ou operar equipamentos de transporte motorizados, submetidos a exames específicos e testes de saúde, respeitando a integridade física própria e dos pedestres, seguindo as recomendações de segurança vigentes na MRP, e atendendo as legislações pertinentes.

Instruções

1. Treinamentos
Conforme Norma Regulamentadora nº 11 do Ministério do Trabalho.
Conforme Norma Regulamentadora nº 12 do Ministério do Trabalho.

2. Emissão do Crachá de Identificação - Após conclusão do treinamento e se o empregado for aprovado, a MRP emitirá Crachá de Identificação, especificando o tipo de veículo, máquina ou equipamento motorizado, que o Empregado esta autorizado a operar.

3. Condições para operar equipamentos motorizados - Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser capacitados, (certificado / comprovante de treinamento) e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portarem o crachá de identificação, em lugar visível.

4. Validade do Crachá de Identificação e Periodicidade do Exame Médico
O exame médico anotado no Crachá de Identificação

Relacionados