Problematizando a postura de isolamento nas aulas de línguas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
>>>>>>>>>> Para citar este texto: FONSECA, Rafael Italo Fernandes. "Problematizando a postura de isolamento nas aulas de línguas". Crátilo – Revista de Estudos Linguísticos e Literários, Patos de Minas: UNIPAM, v. 5, n. 2, p. 227-236, out. 2012.


Problematizando a postura de isolamento nas aulas de línguas


Rafael Italo Fernandes da Fonseca*


Resumo: A postura de isolamentoconsiste na dicotomização, por vezes inconsciente, feita pelo docente entre saberes que deveriam existir em caráter interativo. Ao problematizar o ensino de língua que atua rompendo as relações entre significado/significante, texto/cultura e texto/interlocutores, este trabalho tem o objetivo de convidar professores e graduandos à reflexão da própria prática ou futura prática e de postular, caso sejanecessário, a conversão desses isolamentos em uma ótica de interdependência através de propostas de exercícios de aula. O conteúdo teórico embasado em proposições linguísticas fundamenta e justifica a defesa desse olhar interacionista, confirmando a negação feita quanto a essas perspectivas de isolamento.
Descritores: texto; contexto; interação; ensino.


Resumen: La postura deaislamiento consiste en la separación, a veces inconsciente, hecha por el docente entre saberes que deberían existir en carácter interactivo. Al problematizar la enseñanza de lengua que actúa rompiendo las relaciones entre significado/significante, texto/cultura y texto/interlocutores, este trabajo tiene el objetivo de invitar a profesores y graduandos a la reflexión de la propia práctica o futurapráctica y de postular, caso sea necesario, la conversión de esos aislamientos en una óptica de interdependencia a través de propuestas de ejercicios de clase. El contenido teórico basado en proposiciones lingüísticas fundamenta y justifica la defensa de esa mirada interaccionista, confirmando la negación hecha cuanto a esas perspectivas de aislamiento.
Descriptores: texto; contexto;interacción; enseñanza.

Introdução

As aulas de línguas são sempre ministradas em um contexto, tal como toda prática discursiva e ideológica. As análises não serão iguais após se pensar em uma escola da zona rural e em outra da zona urbana. As necessidades são diferentes entre os grupos de indivíduos e o conhecimento enciclopédico de cada sujeito é definido por sua atuação na comunidade em quehabita.
É a essência dessa pluralidade que motiva este trabalho, porque nesta essência é que se localiza toda exegese. Tanto um enunciado quanto um texto mais extenso necessitam de uma situação discursiva. É ela que vai localizar os enunciados na mente do leitor, ativar seus conhecimentos prévios e conferir a ele acréscimo ou manutenção de informações.
A postura de isolamento por partedo docente consiste em considerar o texto ou demais ferramentas didáticas (para além do texto escrito, como: imagens, vídeos, fotografias, entre outras) como algo único, separado apenas como conteúdo de leitura ou observação. Uma das ideias que deflagra o isolamento é a de que a ferramenta não contém significação até que chegue ao aluno, pois é a partir dele que tudo será construído.
Nesseponto, elencam-se três posturas de isolamento observadas na prática educativa de alguns professores e que devem se converter em abordagens de interação:
a) Significado e significante;
b) Texto e cultura;
c) Texto e interlocutores.
As explanações de cada item serão, à frente, seguidas por propostas de exercícios que figuram como sugestões para uma perspectiva de interaçãoque procure afastar esse isolamento muitas vezes praticado inconscientemente.

1 Significado e significante

José Sazbón (1976), em seu “Saussure y los fundamentos de la linguística”, apresenta o seguinte esquema querendo afirmar a interdependência entre o conceito e sua imagem auditiva:

significado > significante
significante > significado




O significado – enquanto...
tracking img