Problemas posturais.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Problemas Posturais.

A coluna vertebral age como uma haste elástica, proporcionando rigidez e flexibilidade ao tronco, além de servir como proteção à medula espinhal. Ela é formada por um conjuntode 33 vértebras intercaladas por discos intervertebrais (uma substância semelhante a um gel) que têm a função de amortecer os impactos suportando e distribuindo as cargas impostas sobre a colunavertebral. As vértebras estão distribuídas de tal forma que produzem quatro curvaturas que funcionam como uma mola para suportar as cargas.
Nos pontos onde esta curvatura é mais intensa encontram-se oslocais de maior mobilidade e conseqüentemente de maior incidência de lesões, uma vez que tanto o disco intervertebral como os nervos que saem da medula encontram-se mais expostos e comprimidos. Quandoestas curvaturas encontram-se dentro dos padrões normais, nos sentimos bem, sem incômodos, porém basta que a nossa coluna comece a apresentar algum desvio nestas curvas para que os problemas comecem aaparecer. Dores nas costas, amortecimento parcial ou total de membros, sensações de queimações tipo ardência em várias partes do corpo, podem ser sinais de que algo não está bem com nossa coluna.Curvaturas Anatômicas da Coluna.

Os desvios posturais tais como a lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e escoliose são curvaturas normais da coluna. A coluna funciona como uma “molabiodinâmica” onde quando todas as estruturas estão equilibradas o peso do nosso corpo e membros, são harmonicamente distribuídos, evitando assim sobrecarregar um lado mais do que o outro.


1 –Hiperlordose Cervical:
Acentuação da concavidade da coluna cervical, colocando o ponto trago para traz da linha de gravidade. É causada , geralmente pela hipertrofia da musculatura posterior do pescoço.Como corrigir:
É necessário um trabalho de força na musculatura anterior do pescoço (esternocleidooccipitomastóideo, escalenos e pré-vertebrais) e um trabalho de alongamento da musculatura...
tracking img