Problemas na agricultura no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Um dos maiores problemas da agricultura brasileira é a produção que não cresce na medida das necessidades de desenvolvimento econômico nacional, a falta de estrutura que o Brasil sede para a agricultura também não é eficaz, uma serie de problemas trás o mau desenvolvimento das propriedades acarretando problemas tanto na aria econômica, quanto na área social. Veremos neste trabalhoproblemas e causas destes problemas na agricultura brasileira.



Problemas na Agricultura
Os principais problemas da Agricultura Brasileira são:
Subaproveitamento do espaço agrícola: O país apresenta uma área enorme , 8,5 milhões km2 ,apresentando baixa ocupação desse espaço , com cerca de 70% do espaço por matas e terras não-aproveitadas.
Mau uso da terra: A correlação entre tipo deutilização agrária e o tamanho da propriedade. É notório que as grandes propriedades cultivam produtos de exportação, grandes cultivos, cacau, café, cana-de-açúcar, algodão. Já as pequenas propriedades se caracterizam pelo cultivo de produtos de subsistência e de mercado local, como feijão, arroz, milho, mandioca. O problema que a agricultura brasileira apresenta reside nas distorções verificadas nautilização da terra. Esta foi ocupada sem nenhum plano. E o nosso mercado, extremamente imperfeito, nunca foi capaz de, por si só, determinar uma utilização adequada da terra. Assim, temos distorções, em nosso sistema de produção agrícola, derivados diretamente de desequilíbrios entre a oferta e a procura. O caso mais gritante nesse sentido é o do café. Enquanto nossa produção de alimentos paraconsumo interno é deficitária, nossa produção de café excede de longe nossas possibilidades de consumo e exportação, causando inclusive a queda dos preços internacionais.
Temos também distorções caracterizadas pelo uso de terras para determinadas culturas, quando outras seriam mais úteis naquele local. É o caso da cana de açúcar na Zona da Mata, no Nordeste, que, apesar de sua baixa produtividade, ede seu baixo índice de sacarose, ocupa todas as terras aproveitáveis da região, impossibilitando a produção de produtos alimentícios de consumo local. É o caso do café plantado em regiões inadequadas do Paraná, extremamente sujeitas a geadas. É o caso do gado engordado em certas regiões de São Paulo, que poderiam ser muito melhor aproveitadas por outras culturas. Veremos mais adiante que estas emuitas outras distorções estão intimamente ligadas à estrutura defeituosa da economia agrária brasileira.
Baixa Produtividade Agrícola: Alguns cultivos apresentam ainda baixa produtividade , por conta de fatores como , baixos investimentos e tecnologia , adversidade do clima , falta de pesquisas e baixo uso de adubos insumos , o Nordeste é uma região que apresenta baixos índices de produtividade.O rendimento da agricultura brasileira, seja relacionando-se a produção com o número de homens empregados, seja com a terra utilizada, é muito inferior a dos países desenvolvidos e mesmo à produtividade das culturas de altos países subdesenvolvidos. Este fato pode ser observado através dos dados do Quadro II, que mostram a produtividade per hectare de três produtos da importância do arroz, dabatata inglesa e do tabaco. É claro que há países em situação pior do que a nossa.
Terras não aproveitadas: Um quarto problema, da maior importância, que aflige a agricultura brasileira, refere-se à extensão das áreas não aproveitadas. A simples observação de quem viaja pelo interior do Brasil comprova este fato. Mesmo nas proximidades de grandes centros urbanos, encontramos extensas áreasincultas. O levantamento da utilização da terra realizado pelo Censo de 1950 (os dados do Censo de 1960 a respeito ainda são incompletos) nos informa que apenas 8.2% das terras produtivas brasileiras são cultivadas; 46.4% das terras são cobertas por pastagens. A desproporção entre as terras utilizadas para a agricultura e a pecuária é gritante, revelando que a ocupação de tão extensas áreas por...
tracking img