Problemas de crescimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Problemas de crescimento
Por Giuliano Agmont Foto Getty Images Atualizado em 24.10.2011
[pic]
[pic]
Getty Images
Seu filho é o baixinho da turma? Saiba o que fazer e descubra se isso é motivo depreocupação
 
Essa é uma preocupação comum dos pais, especialmente quando os filhos ingressam na escola e as comparações com os coleguinhas se tornam inevitáveis. A situação se agrava quando só elenão pode brincar em atrações de parque de diversões por causa da baixa estatura. O que fazer? Quando a altura deve ser motivo de preocupação? A resposta para essas e outras perguntas você confereaqui.
 
Como é o crescimento de uma criança?
Pelo gráfico de crescimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma criança dobra de tamanho até os 4 anos e depois ainda cresce mais 15 centímetros,aproximadamente, nos dois anos seguintes. Segundo dados da OMS, a média de estatura em relação à idade de meninos segue estas medidas: 50 centímetros ao nascer, 76 centímetros com 1 ano, 86 com 2 anos,96 com 3 anos, 104 com 4 anos, 110 com 5 anos e 116 com 6 anos. No caso das meninas, a média de altura é ligeiramente inferior: 49 centímetros ao nascer, 74 com 1 ano, 86 com 2 anos, 95 com 3 anos,103 com 4 anos, 109 com 5 anos e 115 com 6 anos. É claro que essa é só uma referência estabelecida com alturas médias, usada por pediatras, justamente, para avaliar a curva de crescimento. Além disso,existem outros gráficos de que os especialistas lançam mão. Ou seja, crianças um pouco mais altas ou um pouco mais baixas apresentam um desenvolvimento igualmente saudável.
 
O que determina a taxade crescimento de uma criança?
São vários fatores. E os que mais pesam nessa hora são a alimentação, a presença ou não de doenças e, principalmente, a herança genética. Com saúde e boas condições devida, filhos de pais altos tendem a apresentar maior estatura enquanto filhos de pais mais baixos costumam crescer menos. O principal responsável pelo aumento de tamanho de uma pessoa é justamente um...
tracking img