Problemas de comportamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS RELACIONADOS COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO

Apresentamos sete princípios relacionados com problemas de comportamento.

1 - A adequação/inadequação do comportamento depende da idade e do nível de desenvolvimento da criança
Existem comportamentos que são adequados em idades mais precoces mas que quando surgem mais tarde, são desajustados. Determinados comportamentos,quando surgem na idade pré-escolar, são sinal de desenvolvimento. Por exemplo, crianças com 3-4 anos (em idade de frequentarem o jardim de infância) não conseguem estar sentados por muito tempo, frequentemente interrompem os colegas, ..., no entanto este tipo de comportamento já não é considerado adequado aos 8-9 anos (em idade de frequentarem o 1º ciclo) ou um bebé com 6 meses de idade, quando temfome ou quer que lhe peguem ao colo, chora. Este comportamento é adequado porque nesta idade o choro é a forma de comunicação. Aos 4 anos, no entanto, chorar por comida ou por atenção é inadequado, uma vez que já deverão estar adquiridas outras formas de comunicação mais adequada.

2 – Nem todos os problemas de comportamento têm a mesma importância/gravidade
Existem vários tipos decomportamento:
- comportamentos disruptivos – são aqueles que interrompem, interferem e causam desorganização no desenrolar das actividades quer em casa quer na escola. Exemplo: fazer ruídos inapropriados por forma a atrapalhar uma actividade.
- comportamentos agressivos – são respostas que envolvem magoara ou inflectir dor noutras pessoas ou atacar outras com a intenção de as magoar. Exemplos:bater, pontapear. Existem relatos de comportamentos auto-agressivos, que são definidos como actos repetitivos que resultam em prejuízo ou dano do próprio. Exemplo: provocar o vómito.
- comportamentos esteriotipados – actos repetidos, sem variação de forma e sem função aparente, que podem ser socialmente aceites ou não. Exemplos: roubar, brincar com a saliva, bater com o lápis na mesa.- comportamentos de evitamento social – inclui acções que resultam no evitar interacções sociais e de contacto.

Cada um destes tipos de comportamento pode interferir com a aprendizagem e desenvolvimento da criança, mas ao mesmo tempo podem surgir em crianças sem qualquer tipo de consequência. A sua importância/gravidade depende da idade da criança, da frequência, duração, intensidade e emque condições ocorre.

Por forma a avaliarmos se um determinado comportamento deve ou não chamar a nossa atenção existem um conjunto de questões às quais devemos responder, que nos darão pistas sobre a gravidade do comportamento que é apresentado pela criança. São elas:
- O comportamento provoca lesões graves na criança ou nos outros?
- O comportamento interfere com a aprendizagem dacriança e dos outros?
- O comportamento possui riscos para a criança ou para os outros?
- O comportamento é apropriado à idade e parece ser transitório?
- O comportamento ocorre numa frequência idêntica à das outras crianças?
- O comportamento é o resultado dos défices de competências noutras áreas?
- O comportamento leva a que outros evitem a interacção com a criança?
-O comportamento pode vir a tornar-se um problema na transição para outro contexto?
- O comportamento produz problemas noutras situações?

3 – O comportamento da criança é controlado por múltiplos factores
Este principio é constituído por dois elementos. Primeiro, que o comportamento das crianças depende de princípios da natureza (reforço positivo, reforço negativo e controlo deestímulos); segundo, que o comportamento das crianças pode ser controlado por múltiplos factores. Isto pode ser demonstrado por quatro exemplos: Primeiro, duas crianças podem apresentar o mesmo comportamento mas os factores que estão na sua origem serem totalmente diferentes; segundo, algumas crianças apresentam vários problemas de comportamento e existe um factor que promove um problema de comportamento...
tracking img