Problemas da globalização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vidas Desperdiçadas

A cada refugo seu depósito de lixo

Nomes: Marcelo Mello, Thiago Silva, Paulo Neves, Felipe Teixeira,
Felipe Martins e Leandro Villarim.
Turma: 179
Grupo: 8

INTRODUÇÃO:

Enfrentamos atualmente, problemas relacionados ao modo de vida que adotamos, constantemente substituímos nossos bens que consideramos serem antigos, "ultrapassados" por coisas novasque advêm de nosso impressionante desenvolvimento tecnológico. O destino que se dá aos nossos bens substituídos é invariavelmente o lixo, que a cada dia cresce em torno das cidades juntando-se a pessoas que são consideradas refugos humanos. Concluímos assim, que é a novidade de hoje que torna a de ontem obsoleta, destinada ao monte de lixo.
E o que as pessoas fazem com esse lixo e com essesseres humanos? Simplesmente nada, ignoramos a sua existência e odiamos nossos dejetos, que anteriormente foram nossas novidades (roupas, computadores, brinquedos, etc). O que é mais difícil de aceitar é o fato de que o lixo de certa forma é "indestrutível", ou seja, reluta avidamente em deixar de existir. Chegamos, portanto a mais pura das verdades, o único meio de estes dejetos não existirem é seeles, antes de qualquer coisa não tivessem sido feitos por nós mesmos.
Tempos atrás, somente países tidos como desenvolvidos sofriam com tais problemas, sua solução era simples, faziam daqueles países "atrasados", onde a modernização ainda não tinha penetrado de forma substancial, seus respectivos refúgios, para então depositarem seus excedentes, inclusive excedentes humanos. A remoção desse refugohumano produzido pelas partes modernizadas do globo foi o mais profundo significado da colonização e das conquistas imperialistas, atingindo países da Ásia e da África principalmente, e deixando "seqüelas" que até hoje persistem sobre a população desses países. Era uma solução global para problemas decorridos da superpopulação, produzidos em determinados locais.
Acontece, que a modernizaçãoatingiu uma condição universal chegando a penetrar nos lugares mais remotos do mundo. Hoje, todas as localidades têm de suportar as conseqüências do triunfo global da modernidade, e agora se vêem em face da necessidade de procurar soluções locais para problemas produzidos globalmente, exatamente o contrário do que se tinha antigamente.
Enquanto a produção de refugo humano prossegue inquebrantável eatinge novos ápices, o planeta passa rapidamente a precisar de locais de despejo e ferramentas para a reciclagem dos excedentes. Esse é em nível geral, o ambiente da vida contemporânea. Os problemas que decorrem da globalização, pesam ainda mais sobre a nossa sociedade consumista e individualista, saturando os setores mais importantes da vida social, como por exemplo, pessoas em circulação peloglobo, em busca de subsistência e na tentativa de se estabelecer que assim, tornam-se alvos fáceis para a descarga das ansiedades provocadas pelos temores generalizados de redundância social.

DESENVOLVIMENTO

Em relação aos problemas decorrentes dos descontrolados processos globalizantes, o que se tem percebido é um elevado índice de criminalização em todo o mundo, uma verdadeira globalizaçãodo crime. Nunca antes as máfias foram tão numerosas, influentes e audaciosas chegando a um ponto onde nem os poderes políticos têm a disposição de enfrentá-las, isso porque se torna mais conveniente procurar os “inimigos” do Estado nos bairros aos redores da cidade, onde moram os refugiados, ou melhor, os refugos humanos, repletos de bandidagem, numa ação desesperada de reafirmar sua soberania,despejando sua força e mostrando sua “eficiência”.
A situação econômica da sociedade atual ultrapassou o controle das leis do Estado, pelo fato de que não há uma lei garantindo que o dinheiro ganho por alguém em determinado país, vai ser gasto no mesmo. O que temos agora é uma superclasse global totalmente independente de qualquer legislação agindo de acordo com seus próprios interesses. Por...
tracking img